- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

08/03/13

Mulher

da Wikpedia, um artigo muito completo:

Mª Fonte- jd. Teófilo Braga, Lx
Maria da Fonte, ou Revolução do Minho, é o nome dado a uma revolta popular ocorrida na primavera de 1846 contra o governo cartista presidido por António Bernardo da Costa Cabral.
A revolta resultou das tensões sociais remanescentes das guerras liberais, exacerbadas pelo grande descontentamento popular gerado pelas novas leis que se lhe seguiram de recrutamento militar, por alterações fiscais e pela proibição de realizar enterros dentro de igrejas.
Iniciou-se na zona de Póvoa de Lanhoso (Minho) por uma sublevação popular que se foi progressivamente estendendo a todo o norte de Portugal. A instigadora dos motins iniciais terá sido uma mulher do povo chamada Maria, natural da freguesia de Fontarcada, que por isso ficaria conhecida pela alcunha de Maria da Fonte.  

Como a fase inicial do movimento insurreccional teve uma forte componente feminina, acabou por ser esse o nome dado à revolta.  --- ler mais

*
Durante a Revolução da Maria da Fonte, o maestro Ângelo Frondini compôs um hino popular conhecido por Maria da Fonte ou Hino do Minho, que continua a ser a música com que se saúdam os ministros portugueses, sendo utilizado em cerimónias civis e militares. -- fonte
  
Hino da Maria da Fonte: música: Angelo Frondoni (1812-1891) 
letra: Paulo Midosi (1821-1888)
voz: Vitorino

A letra de Paulo Midosi Júnior (ele próprio muito confundido na internet..) foi sofrendo variações ao longo dos tempos; tantas, que não é fácil perceber-se qual a original (na web, os mesmos sítios que a publicam apontam depois para uma versão cantada que é diferente..). Também a Maria da Fonte (que poderão ter sido muitas Marias!) se transformou numa personagem mais ou menos nebulosa da história portuguesa, havendo várias versões, muitas delas contraditórias. Na pesquisa, aprendi, pelo menos, duas coisas:
- a revolução da Maria da Fonte vai muito além de uma questiúncula sobre onde enterrar os mortos (o que me ficou do que me foi ensinado no liceu) .. 
- houve em Portugal, em 1822, uma Constituição revolucionária que «marcou uma tentativa de pôr fim ao absolutismo».. Ainda assim, com dois "pecados capitais": não permitia a liberdade de culto religioso; vedava o direito de voto (para eleição dos parlamentares) às mulheres, entre outros descriminados.
.
da Wikipedia,
A Constituição portuguesa de 1822 foi resultado dos trabalhos das Cortes Gerais Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa de 1821-1822, eleitas pelo conjunto da Nação Portuguesa - a primeira experiência parlamentar em Portugal, nascida na sequência da revolução liberal de 24 de Agosto de 1820, no Porto. -- ler mais
Cartismo é a designação que se deu em Portugal à tendência mais conservadora do liberalismo surgido após a revolução de 1820, centrada em torno da Carta Constitucional de 1826, outorgada por D. Pedro IV numa tentativa de reduzir os conflitos abertos pela revolução, dado o seu carácter menos radicalizante do que a Constituição Política da Monarquia Portuguesa de 1822.    -- ler mais
*
As sete Mulheres do Minho, de Zeca Afonso,
cantada por Faltriqueira e Dulce Pontes 
.
 


da Biblioteca Nacional, aqui:
AUTOR(ES): Frondoni, Angelo, 1812-1891; Midosi Júnior, Paulo, 1821-1888, co-autor; Casa Moreira de Sá (Editores de música), ed. com. 
TÍT. UNIF.: Hino do Minho, V, pf 
ASSUNTOS: Hinos políticos -- [Música impressa] ; Música para canto e piano -- Séc. 19 

do Dicionário Histórico de Portugal, aqui :
Camilo Castelo Branco escreveu um livro com o título Maria da Fonte, que trata minuciosamente deste assunto. 
São também interessantes os Apontamentos para a historia da Revolução do Minho em 1846 ou da Maria da Fonte, pelo padre Casimiro. 
Na Biblioteca do Povo e das Escolas, o n.º 167 é a história da Revolução da Maria da Fonte, pelo Sr. João Augusto Marques Gomes. 
Um dos primeiros trabalhos do romancista Sr. Rocha Martins intitula-se Maria da Fonte.
.

Sem comentários: