- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

14/03/12

um post reposto: doodling

publicado inicialmente em 3/7/09 no m/ antigo 'vento'

doodling é o que a imagem documenta. Em português, qualquer coisa assim como 'fazer rabiscos'.. acontece-nos a todos, aposto, naquelas reuniões chatas, intermináveis .. às tantas já repreendemos também os nossos alunos por essa distracção em aula.. verdad?

Pois a partir de agora, mes amis, 'rabiscar' é que está a dar!

É .. um estudo levado a cabo por cientistas ingleses concluiu que este entretenimento é um excelente 'musculador' de memória, e dizem: «uma simples 'actividade periférica', como fazer rabiscos num papel, pode ser o suficiente para combater a tendência natural do 'sonhar acordado' , tão natural e frequente, quando somos confrontados com tarefas entediantes.

Segundo especialistas na matéria (que publicaram a sua descoberta na revista de Psicologia Cognitiva Aplicada) , entreter-se a fazer rabiscos (ou dedicar-se concomitantemente a uma qualquer tarefa menor) ajuda-nos a recordar e permite uma maior concentração ou desempenho na tarefa principal ..

Conclusões que resultam de experiências, nomeadamente a realizada com dois grupos de participantes que tinham de ouvir a gravação de uma longa e chata conversa telefónica: o grupo que fora instruído a 'rabiscar' enquanto ouvia a gravação, no fim lembrava mais 29% da conversa do que os outros.

Em discurso directo, o Professor Jackie Andrade, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Plymouth -UK (um dos cientistas envolvidos nesta investigação) : «Durante a realização de uma tarefa entediante há a tendência para 'desligar' da realidade: o chamado 'sonhar acordado'. Sonhar acordado distrai a pessoa da actividade em curso e diminui a sua 'performance'. Uma tarefa simples, como 'doodling', poderá ser o suficiente para impedir o 'daydreaming', sem que o desempenho na tarefa principal seja afectado.»
.
.
Sempre a aprender, não é? E como a ciência nos ajuda a aperfeiçoar comportamentos! ..Eu .. passei a obrigar ;-) os meus alunos a 'rabiscar' durante as aulas de exposição de matéria! - os resultados, nem vos conto!! :-))
.
o artigo completo e mais dicas para treinar a memória aqui

Sem comentários: