- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

17/01/16

Alô Fenprof .......?

_____________a ver se nos entendemos:

preponderante e absolutamente condicionador das aprendizagens dos alunos não é o "bom estado" dos seus professores? O físico e o psíquico? ----- Rebatam lá isto, se puderem!
de Luís Dourdil, Abraço

Mais: o flagelo (mais flagelante) das escolas, desde há muito, não é a INDISCIPLINA dos alunos? E .... não acham que isso está relacionadíssimo com a concepção social do estatuto do professor? Que a dona Milú arrasou com todo o prazer sádico e de ódio à classe docente que enfermou o seu mandato? Panorama que o Rato agravou, com toda a insensibilidade e a prepotência que o caracterizam?

Pois então: desde (pelo menos e muito acentuadamente) Maria de Lurdes Rodrigues, os professores têm descido aos infernos: carreiras congeladas, salários diminuídos e horários de trabalho insanamente aumentados, a permanência na escola elevada a níveis kafkianos!! (Sim, que toda a gente, se não sabe, devia saber que a maioria do trabalho de um professor se realiza em casa ....)
Isto, para não falar da relevância que se lhes negou, por exemplo, com a escolha do senhor director (ideia da bendita-sinistra ...), a eficaz gestão democrática descartada em nome vá-se lá saber de quê, os tristes "mandantes" conselhos gerais - instituídos "com o objectivo de reforçar a participação das famí­lias e das comunidades", como se isto fosse prática democrática corrente neste país!!
Isto, para não falar desse atentado anti-democrático que são os mega-agrupamentos de escolas, medida economicista e matadora de qualquer humanismo! FIM, absolutamente! IMEDIATAMENTE!!!
E os professores calam-se! E os sindicatos calam-se! (ou rejubilam, que é pior!!)

Pois ...... fosse eu ministra da educação, e a primeira coisa que teria feito seria REVOGAR O ECD (Estatuto da Carreira Docente, para quem não saiba) IMPOSTO - e tão contestado na altura!!! - por essa megera desalmada e sádica que dá pelo nome de MLR!

Primeiro, repunha a gestão democrática nas escolas: os Conselhos Directivos eleitos por professores - obviamente!!

Depois, acabava com a indefinível componente não-lectiva, tão dependente do número de turmas e do tipo de disciplina leccionada!

Acabava, também, (-aplausos!!) com a delirante BCE (bolsa de contratação de escolas) e a aberrante PACC (prova de avaliação de conhecimentos e ... capacidades (???!!!). A avaliação dos professores é necessária, como necessária é uma formação sólida, pedagógica e cientificamente, e que reformas urgentes haveria a fazer aí!, as saudosas e conceituadas Escolas do Magistério Primário e as licenciaturas pré-Bolonha!!

E aumentava os salários dos professores. E descongelava-lhes as carreiras - obviamente!!!

E ..... mais umas quantas medidas (fáceis, fáceis, urgentes e eficazes), a que haverei de voltar quando me apeteça desgastar-me ...
Alô Fenprof .......?

Sem comentários: