- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

06/07/15

Oxi !

Confesso que receei uma vitória do Sim. Basicamente, o que desejava (e não ousava esperar ...), era que tivessem os gregos uma coragem que não temos nós, portugueses. E QUE LIÇÃO nos deram ontem!! Mais de metade do povo votou. Desses, 61% tiveram a enorme coragem de tudo arriscar, de dizer Não à humilhação e à chantagem de que vinham sendo alvo, por parte de quase todos. Votaram Não com os bancos fechados e a imprensa a tecer-lhes um cerco de cenários dantescos! O que gostava eu, agora, era de ser grega!


imagem e ciatações daqui
 “Digam aos portugueses que na Grécia lutamos também por vocês
“Ameaçaram-nos e chantagearam-nos, mas os gregos não têm medo. Não é possível conceber uma Europa sem a Grécia. A própria palavra 'Europa' nasceu aqui. Assim como a democracia, a política, a filosofia, a ética ou o teatro. Não podem tratar-nos como lixo. É por isso que votei 'não'. Não foi pelo memorando - foi pelo orgulho e pela nossa dignidade”
“Sabemos que o mais difícil vai começar agora e estamos preparados para isso. O mais importante está feito. Mostrámos que um povo pode falar e dizer chega. Foi uma grande vitória para a Grécia e uma grande lição para o mundo.” 

... abaixo, as 1.as páginas da imprensa internacional, 
com reacções à vitória do Não na Grécia:

Sem comentários: