- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

02/07/15

o medo

de Antoni Tàpies
o medo ... Lembro-me de ver previsões nefastas disto que está a acontecer por todo o mundo 'mediatizado', no próprio dia do ataque às torres gémeas de NY .. e já lá vão 14 anos ...O medo da diferença; o medo dos que fogem à 'norma'; o medo dos que não se deixam controlar, formatar, uniformizar. O medo dos que ousam, dos que combatem 'moinhos de vento' - salve, Quijote! O MEDO DE UMA ALTERNATIVA, um terreno ALHEIO que não obedeça aos ditames, às rígidas linhas traçadas por quem acha que é guru disto tudo.
É o medo que leva jornalistas a manipular a verdade, em Portugal e na Europa; que conduz à lei 'mordaza', em Espanha; que agiganta papões sobre a intenção grega de dizer NÃO. O medo que transveste a idiotice dos passos-cavacos-rangels deste mundo, tristes marionetas enredadas numa promiscuidade de servir-servindo-se ... O medo e os mecanismos para o interiorizar .. TV? Imprensa? Festivais e futebóis? ... 
O lugar deste medo transcontinental, onde a lógica, o "bom-senso da dona de casa", digamos assim, que sabe que tem de gerir uma situação e o faz eficazmente, para bem de todo o agregado familiar, ficam arredados deste pensar-agir dos centros de decisão - (mas quem os nomeou? Quem, além de lhes pagar os principescos salários, os tornou assim infalíveis, legítimos representantes destes abúlicos milhões-à beira-mar -- e noutras legolândias -- plantados? ).. Onde a consideração, o apreço, o carinho pelos valores mais básicos disto que devia definir o ser humano, desapareceram, igualdade, fraternidade, liberdade, "os sinos dobram por mim e por ti, por todos nós".
Na Grécia, hoje, domingo, joga-se tudo. Joga-se, acima de tudo, a nossa condição humana.

1 comentário:

Luís Costa disse...

Hoje,no Bravio:

http://diogodaveigabravio.blogspot.pt/2015/07/o-publicuzinho-e-o-privado.html