- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

07/02/14

mal-sonhar o futuro

-----clicar para ampliar:
----- transcrevo o artigo ao lado (retirado daqui) para quem tenha falta de vista como eu:)


«Uma noite destas, tive um pesadelo extraordinariamente nítido e aflitivo. Do início, recordo a trivialidade da cena. Lia o jornal no Café Central de Caminha, como habitualmente.

Crimes, mais crimes, mais crimes...e já só leio os títulos. Parece sempre a mesma notícia repetida à exaustão. Das notícias da política também emerge um padrão de desalento, numa paleta simplificada entre a farsa de quem governa e a tragédia que se abate no dia a dia de quase todos. O país atrofia, empobrece, desiste de si próprio, vende-se ao desbarato, recua décadas na liberdade a sério que o Sérgio Godinho tão bem cantava, com paz, pão, saúde, educação...liberdade de pensar e decidir!

Sacudo o jornal, não sei bem se para o dobrar melhor ou se para o libertar da toada das más notícias sem fim. Olho-o com saudades no sítio onde há pouco mais de um ano estaria a pequena crónica de um talentoso resistente que a morte nos roubou. Pequena no tamanho. Enorme na força. Quando leio o jornal sinto muito a falta daquelas poucas mas preciosas palavras, sempre inquietas e lúcidas.

Pouso-o dobrado na mesa e de repente tenho a impressão de que tudo à minha volta mudou naqueles minutos em que estive concentrado na leitura. Os rostos que há pouco me pareciam iguais a sempre, perdem cor e envelhecem abruptamente. Corpos encarquilhados. Movimentam-se lentamente e falem por sussurros.

Com dificuldade, percebo que na mesa ao lado conversam sobre a crise. Dizem ter acabado. Elogiam o governo. "Estamos a sair de uma espécie de guerra. É tempo de enterrar os mortos e as ideias que hostilizem os nossos salvadores. Por gratidão e sensatez!" - falam uns com voz cavernosa e olhar mortiço. "Graças à coragem do governo e ao apoio internacional, a nossa economia já disputa de igual para igual com os países asiáticos de mão-de-obra mais competitiva!" - afirma outro com ar sábio. "Agora sim, finalmente atraímos investimento estrangeiro!" - diz um. "E o que poupámos, na saúde, no ensino, nas reformas e na segurança social dá para termos bancos lucrativos e bem cotados!" - diz outro.

"E a dívida já se tornou sustentável, então?" - pergunto eu, curioso. "Que dívida?" - perguntam todos em estranhíssimo coro. "Então não foi a exigência de pagar uma dívida que ditou os últimos tempos de empobrecimento e servidão?" insisto, ingénuo! Aí, levanta-se de uma mesa no fundo do café um sujeito em quem não tinha reparado antes e que não conhecia. Alguém com um ar mais bem tratado que os restantes, meus conhecidos. Com uma voz firme e paternal, aproxima-se de mim  explica-me que há muito que a dívida deixou de estar no centro do discurso político. "Embora continue a desempenhar um papel importantíssimo para configurar uma democracia que não crie veleidades de igualitarismos perigosos." - disse com uma delicadeza firme. Pacientemente, evidenciou que sem uma remuneração generosa para o capital, o sistema tornar-se-ia frágil. E com um sorriso afivelado explicou-me que ser realista é compreender que as pessoas são descartáveis, mas o dinheiro, o dinheiro não! E concluiu esclarecendo-me de que sobre a dívida estava tudo sob controlo, com as mudanças levadas a cabo no país. "Não conseguimos reduzi-la, mas está tudo bem. Temos agora, mais do que nunca, amigos muito poderosos que sabem usá-la sem dramatismos desnecessários. Desde que nos continuemos a portar bem..."

Acordei. Com uma intensa dor de cabeça. Confuso. Aliviado por ter acordado. Nada disto é possível fora do meu pesadelo. Pois não? »

Carlos da Torre 
Colaboração no jornal regional "Vale Mais" 
ilustração de Arnaldo Alves

Sem comentários: