- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

01/09/13

UMA ILUSÃO CHAMADA "VELHO PSD"



retirado daqui

UMA ILUSÃO CHAMADA "VELHO PSD" 


Em vésperas do 25 de Abril, um grupo de políticos afastou-se apressadamente da Acção Nacional Popular para poder reaparecer após a implantação do regime democrático sob uma nova veste. A agitação posterior revelou que a designação escolhida — Partido Popular Democrático (PPD) — não era a mais apelativa para se alçar ao poder. Por isso, a formação recém-criada foi então rebaptizada (com um erro ortográfico para todo o sempre): Partido Social Democrata (em lugar de Democrático). 

Este grupo de políticos e profissionais liberais, que se uniu para representar a finança e a grande indústria, atraiu a si as forças vivas recauchutadas do Estado Novo e as camadas da população atemorizadas pelo inócuo preâmbulo da Constituição (“abrir caminho para uma sociedade socialista”): catedráticos e analfabetos, patos bravos e publicistas, chupistas do Estado e cantores-pimba, negociantes de ocasião e autoridades locais. 
de F. Botero, Ball in Colombia

É esta amálgama quase obscena que permite ao PSD aparecer com sucessivas máscaras — até como pregoeiro da “social-democracia”. A verdade é que ter ilusões sobre a sua natureza só conduz a deixar a esquerda desarmada. Vê-se com alguma frequência figuras proeminentes da oposição a fazer apelos ao “velho PSD” — como o fez João Ribeiro, porta-voz do PS, numa entrevista ao Expresso na última semana - 24 de Agosto (na resposta reproduzida na imagem que aqui publico). 

Acontece que o “velho PSD” anda por aí em peso. Salvo a circunstância de as suas figuras se gabarem de ser mais competentes do que estarolas de Passos Coelho, que alterações de política propõem eles? Nenhumas. 

Com efeito, na “Universidade” de Verão do PSD, Marcelo (http://sicnoticias.sapo.pt/2319806) subiu ao palanque para serenar as hostes após o chumbo do Tribunal Constitucional, garantindo que se há-de arranjar forma de despedir os trabalhadores do Estado. Também na “Universidade” de Verão do PSD, Alexandre Relvas (http://www.tvi24.iol.pt/503/politica/psd-universidade-de-verao-alexandre-relvas-jovens-austeridade-tvi24/1484584-4072.html), o afamado Mourinho de Cavaco, atiçou, perante o olhar incrédulo dos jotinhas, os filhos contra os pais, apelando a uma total desregulação do mercado de trabalho: “é pais a viverem à conta dos filhos” [sic], disse o protegido de Cavaco. 
No mesmo local, Leonor Beleza (http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=27&did=120383) retomou o apelo do ex-Dr. Relvas à emigração dos jovens. Santana Lopes (http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/08/29/santana-lopes-diz-que-uma-revisao-constitucional-pode-unir-partidos) defendeu a necessidade de uma revisão constitucional para o país poder ter uma “constituição que seja neutra, que seja isenta e independente” [sic], tema agarrado por Paulo Rangel (http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/08/29/paulo-rangel-diz-que-tribunal-constitucional-tem-visao-demasiado-conservadora) para sustentar que a Constituição tem uma “visão demasiado conservadora”. 

Velho PSD ? Sim, tal como ele é exactamente agora...

Sem comentários: