- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

31/01/13

Educa-te a ti próprio, altera o rumo da história!

Vi parte do programa ontem, no canal Odisseia, procurei avidamente o demais .-.
um sistema financeiro predador
extrema pobreza
extrema violência
colapso ecológico,
eis Os 4 Ginets do Novo-Apocalipse, título português do filme de Ross Ashcroft, "The Four Horsemen" (um documentário independente do Renegade Economist ) - absolutamente a não perder! por quem recuse continuar na "eterna dependência de organizações financeiras amorais".
 
os 4 cavaleiros do apocalipse bíblico - img. daqui
.
transcrição parcial da apresentação do programa, retirada daqui:
"À medida que a economia mundial continua em queda livre, um maior número de vozes críticas tenta encontrar a solução para o problema. Vinte e três pensadores de todo o mundo  (...) descrevem em termos simples o que é necessário abordar nas nossas universidades, nos governos e nas estruturas corporativas, se não quisermos enfrentar um futuro ainda mais sombrio. 

O Odisseia oferece-lhe um interessante debate sobre as medidas que seria necessário tomar para a chegada de uma nova ordem económico-mundial, um sistema que permitiria melhorar substancialmente a qualidade de vida em todos os países."

A urgente mensagem/conselho principal:
«Educa-te a ti próprio! 
- sobretudo os clássicos, os primeiros economistas de que há registo (o filósofo Platão é um dos citados..)  e procura compreender.
Só assim estarás apto a QUESTIONAR as inevitabilidades que os media (dominados por interesses económicos e financeiros) se esforçam por transformar em verdades absolutas. 
E AGE para mudares o status quo

Não será preciso lê-los, digo eu, basta ver o documentário, ele próprio anunciando-se previsível futuro alvo de censura por 'demasiado socialista' ou mesmo 'comunista'! (de notar que a 3ª parte já foi retirada do Youtube .. coincidência?!)
-- um exemplo: «As causas do chamado terrorismo não serão resolvidas aumentando a desigualdade económica.» , diz-se no final deste vídeo onde Chomsky refere o "1º 9/11" (o atentado terrorista contra Salvador Allende e o seu governo, no Chile) e realça o facto de os americanos estarem formatados para ignorarem os crimes próprios e empolarem os alheios:
.
-- do site oficial:
«Four Horsemen (...) reveals the fundamental flaws in the economic system which have brought our civilization to the brink of disaster. 23 leading thinkers (...) explain how the world really works.» (Quatro Cavaleiros põe a nu os erros fundamentais no sistema económico que arrastaram a nossa civilização para o limiar do desastre. 23 analistas (entre os quais Noam Chomsky, Herman Daly, Gillian Tett, Joseph Stiglitz, Ha-Joon Chang, Matthew Watson, Richard Murphy)  explicam a forma como o mundo realmente funciona.

Cada parte do programa (legendado em português) dura cerca de meia-hora, mas VALE A PENA vê-las todas. Aqui são desmistificados conceitos dos economistas "neo-clássicos" (de que V. Gaspar será fiel devoto..) - «inquestionados porque debitados por gente muito 'doutorada'».
«O que vocês estão a aprender nas universidades é precisamente aquilo a que devem opor-se. Estudem-no para conhecerem o 'inimigo'», diz um dos intervenientes no programa, economista outrora ao serviço do Banco Mundial.


.