- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

18/12/12

Regresso Jonet

Ontem na TSF: 


Bruno Nogueira impagável!

ouvir aí em baixo:
.


* * *
 
16 dez 2012
por Pedro d'Anunciação
Sol-Sapo, aqui 

Vasco Pulido Valente aborda hoje no Público o que se disse no último programa da Quadratura do Círculo, sobre Isabel Jonet e a sua falta de jeito para se exprimir em público (e, segundo ele, a falta de jeito dos comentadores do programa para a comentarem). 

Os comentadores da Quadratura fixaram-se na questão da ‘caridade’, que nem me parece ter sido o mais despropositado dito por Isabel na SIC Notícias, mas foi o que caiu realmente no goto dos jornais. Como cristão, acho a caridade (que não se esgota na esmola, nem é sobretudo isso) uma das mais bonitas virtudes. Mas percebo que a dignidade humana exige, nos dias que correm, uma solidariedade mais institucional. 

No programa, António Lobo Xavier baseou toda a sua tese em defesa de Jonet, no facto de ela ter sido fundadora do Banco Alimentar. Mas não foi, e isso, só por si, desfaz a tese de Xavier. O Banco Alimentar foi fundado pelo Comandante José Vaz Pinto, que o presidiu até a doença lho impedir, e morreu há uns meses. Professava ele o princípio cristão de a mão direita não ver o que dá a esquerda – e por isso ninguém o conhece, e se pensa que a mais exibida Jonet é a fundadora. Isabel, que entrou já com o barco montado e em andamento, dada a disponibilidade, substituiu-o. 
Mas, como VPV bem lembra no seu texto, o site Banco Alimentar, seguindo os princípios do fundador (e, pelos vistos, não os de Isabel Jonet), ‘rejeita «a caridade condescendente» e define o seu trabalho como uma «opção de cidadana»’. 

 panunciacao@sapo.pt

Sem comentários: