- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

11/11/12

vídeo sb Portugal recusado na Alemanha

.. so what?

  


Não acho justo que se generalize, que se ponha no título que é o vídeo que "os alemães" não quiseram ver. Lá como cá, terá sido algum ministro, chanceler, a própria Merkel quem tomou a decisão de o censurar, menorizar, ignorar.

E pergunto-me .. um vídeo assim parecido, com a intenção de ser passado, digamos .. nos jardins do Palácio da Ajuda .. o governo talvez aceitasse vê-lo. E daí? Pensam que o sensibilizariam as nossas tantas conquistas, os enormes sacrifícios que fizemos e fazemos, a tão boa vida que lhes vimos proporcionando, a eles e aos seus vários antecessores? Que o PM alteraria uma vírgula no seu programa, nos seus desígnios macabros para nos 'tramar'?

Eu sei, todos devíamos saber, que 'os maus da fita' não são "os alemães", "os portugueses", "os espanhóis". Os gregos "viviam tão acima das suas possibilidades" como nós, como qualquer povo de um qualquer país que venha a estar à beira da bancarrota, a 'esfarrapada' acusação-a-posteriori, a culpa boçalmente transferida quando a coisa dá para o torto. 

São as estruturas governamentais, as decisões políticas e económicas, a concepção que os governantes têm da sociedade, do papel do Estado e do seu próprio, isso sim, que determinam que um país cresça e prospere ou se afunde na miséria e na desesperança.

Os alemães, que eu saiba, 'riscam' tanto como os portugueses, no que toca ao 'manobrar' político. Votam, como nós votamos. Votaram no partido da senhora Merkel, como nós votámos no partido do senhor Coelho. E aí, só aí, reside a nossa responsabilidade colectiva.
.

Sem comentários: