- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

26/11/12

Há 37 anos e um dia .. o fim do sonho

1975
 
visões da História:
  • DURAN CLEMENTE NO 25 DE NOVEMBRO DE 1975 (RTP) - aqui
  • 25 de NOVEMBRO- QUANTOS GOLPES AFINAL? - por Maria Manuela Cruzeiro
excerto:
Os futuros compêndios de História poderão resumir o evento em escassas linhas: Após um Verão Quente de disputa entre forças revolucionárias e forças moderadas, pela ocupação do poder, civis e militares chegaram ao outono a contar espingardas. O confronto tantas vezes anunciado pareceu por fim inevitável, quando, na madrugada de 25 de Novembro, tropas pára-quedistas ocupam diversas bases aéreas, na expectativa de receber apoio do COPCON. Mas um grupo operacional de militares, chefiado por Ramalho Eanes, liquidou a revolta no ovo, substituindo o PREC (Processo Revolucionário em Curso) pelo “Processo Constitucional em Curso” - ler mais

eu soube-o logo (eles também?): era o fim do sonho
 .
um vídeo imprescindível: Portugal 74-75

 
.

o que segue encontrei-o no Facebook
- transcrevo tb o texto abaixo do vídeo, no Youtube:

37 anos passados sobre o contra golpe de direita apoiado pelos depostos em 25 de Abril de 1974 e outros que apenas ansiavam poder, eis-nos chegados à mais profunda e injusta miséria provocada pela interminável corrupção, a mais absoluta e pura imoralidade, a total ausência de respeito pelas pessoas, POVO deste Portugal, enganado e despojado de tudo até de bom senso. Levaram 37 anos a destruir TUDO o que de bom havia sido construído a favor do Povo Português desde Abril de 1974:
Em pouco mais de 1 ano:
  • contra ventos e tempestades, criou-se o subsidio de férias e o direito a 1 mês de férias para todos os trabalhadores e para ajudar a desenvolver o turismo interno, HOJE TIRADO! 
  • o povo teve direito à Segurança Social para todos, HOJE DESIGUAL E EM VIAS DE DESTRUIÇÃO. 
  • os filhos dos trabalhadores puderam ter acesso ao ensino superior, HOJE CADA VEZ MAIS NEGADO. 
  • o povo trabalhador teve direito a casa, saúde, educação paga e condições dignas de trabalho e de vida, HOJE CADA VEZ MAIS A CAMINHO DA EXTINÇÃO, PARA UMA MÃO DE OBRA ESPCIALIZADA A CUSTO ESCRAVO. 
De facto aqui chegámos após o golpe da direita fascista e revanchista de 25 de Novembro de 1975. Resta-nos a INDIGNAÇÃO e em breve creio que a REVOLTA E O RETORNO À REVOLUÇÃO, só que receio não irem sair cravos dos canos das armas.
 . 

 . 

Sem comentários: