- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

04/10/12

a confusão ético-económica de Carlos Moedas, Portugal e a Suécia


«óbvia e assumida ironia: ISTO ESTÁ A CORRER MUITO BEM!»

entrevista a Carlos Moedas (secretário de estado adjunto do PM), ontem, na TVI 24: vídeo aqui:


.
Pois é, senhor secretário de estado, a mim parece-me que o senhor, ou é muito distraído / ignorante, ou tem por aí umas noções um tanto baralhadas, por exemplo do que deveria ser a ética política .. 

Ora compare.. Emagrecimento do Estado, que não dos já pobres cidadãos, é isto:
.
POLÍTICOS SEM MORDOMIAS
  

e já sei .. 
  •  por um lado, o vídeo acima (Um país sem mordomias) não é recente. Não me consta, apesar disso, que os aspectos nele referidos tenham mudado. 
  • por outro lado, (e também sei!) a Suécia afinal não será o completo paraíso que muitos de nós imaginávamos. Os romances de Stieg Larsson e Lars Kepler (pseudónimo literário da dupla Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril), bem como uma série televisiva recentemente exibida ("O Novo Homem" - anos 50 do século XX) vieram dar-nos um retrato bem pouco abonatório do até então mítico país dos filmes de Ingmar Bergman .. (ver pormenores aqui) . 

Nada deste 'novo olhar' sobre a Suécia é irrelevante. 

Nada disto, por outro lado, deita por terra as reconhecidas boas práticas políticas ou o exemplar regimento parlamentar de um dos mais sólidos pilares da verdadeira Social-Democracia.  

Chego até a desconfiar (..) se tanta recente e basicamente negativa informação sobre a Suécia não servirá  o obscuro propósito de lhe ofuscar as qualidades, menorizar as comparações (nomeadamente as tais mordomias dos políticos) com outros países de regimes ditos democráticos .. o nosso, mais concretamente!

Já agora, vejam ainda.. e comparem:

COMO VIVEN LOS POBRES EN SUECIA
.

Sem comentários: