- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

24/06/12

um país de 'enormes'

curtas do Público de hoje:

Fundos europeus

Helena Roseta acusa Relvas de ter tentado beneficiar empresa de Passos Coelho

Roseta conta que, quando era secretário de Estado da Administração Local do Governo de Durão Barroso, Relvas a chamou e lhe propôs um acordo entre a Secretaria de Estado e a Ordem dos Arquitectos, com vista à formação de arquitectos das câmaras municipais. A ideia era aproveitar os fundos europeus (...) mas Relvas pôs uma condição: A formação tinha de ser feita pela empresa do dr. Passos Coelho.
(...)
Nessa época, Passos Coelho tinha fortes ligações ao mundo da formação profissional, que vivia ainda o seu apogeu com os milhões do Fundo Social Europeu. Na empresa Tecnoforma exercia funções de director financeiro, enquanto que na organização não governamental Urbe era um dos responsáveis pelo seu Departamento de Formação. Já na empresa LDN Consultores, que também se dedica a essa actividade, trabalhava como consultor.
ler notícia completa aqui 

*
Notícia avançada pelo Sol

Em 2002, Duarte Lima terá recebido cerca de um milhão de euros do contra-almirante Rogério d’Oliveira no âmbito do negócio da compra de dois submarinos pelo Governo português (PSD/CDS-PP) a uma empresa alem. 

Duarte Lima, no âmbito da operação Monte Branco, foi identificado como um dos principais clientes das duas maiores redes de branqueamento de capitais e fraude fiscal em Portugal e que eram lideradas por ex-funcionários do UBS (União de Bancos Suíços). Com a operação Furacão os investigadores conseguiram chegar ao titular da conta sediada numa offshore: Rogério d’Oliveira. (foto ñ disponível..)

O nome do contra-almirante tinha já sido associado ao caso dos submarinos no âmbito da investigação que a Alemanha desenvolveu à empresa Ferrostaal, devido ao suposto pagamento de subornos para aquisição de equipamento militar de vários países. A Portugal foram vendidos por 1200 milhões de euros os submarinos Arpão e Tridente, quando o ministro da Defesa era Paulo Portas – actual ministro dos Negócios Estrangeiros. --- ler

Entretanto,
Lusa 22 Jun, 2012, 13:50
O ex-deputado do PSD Duarte Lima vai interpor um processo contra o semanário Sol pela notícia intitulada "Lima ganhou um milhão" no processo submarinos, que diz ser falsa, segundo nota enviada à Lusa pelo seu advogado.
e..
... o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), questionado pela agência Lusa, também negou que Duarte Lima seja arguido no processo dos submarinos. - fonte

mas ...

Caso BPN
- Dias Loureiro e Duarte Lima alvos de processo
por Lusa 21 Junho 2012

A Procuradoria-Geral da República (PGR) comunicou à comissão de inquérito sobre o Banco Português de Negócios (BPN) que estão a correr processos crime contra os ex-dirigentes sociais-democratas Dias Loureiro, Duarte Lima e Arlindo de Carvalho. - ler aqui

*

Na segunda passagem pela Guimarães 2012, Cavaco Silva voltou a ser apupado 

Cerca de uma centena de pessoas aguardou o chefe de Estado à entrada da Plataforma das Artes, equipamento que inaugurou, contestando a promulgação o Código do Trabalho.

O momento de maior tensão aconteceu quando Cavaco Silva chegou ao espaço do antigo mercado municipal da cidade. Quando saiu o carro, o Presidente da República ouviu os manifestantes chamarem-lhe “gatuno” e fazendo soar apitos e buzinas que criaram um ambiente ensurdecer. 

Na abertura, em Janeiro, o Presidente também já tinha sido alvo de protestos populares. As declarações acerca da sua pensão de reforma ainda estavam frescas e, no momento em que chegava à praça central da cidade para assistir ao espectáculo inaugural do evento, foi assobiado por centenas de pessoas. Esta manhã, a pensão voltou a ser referida durante os protestos. “Se 10 mil euros de reforma não te chegam, tenta viver com os nossos 300”, lia-se numa das faixas ostentadas pelos populares que o aguardavam à chegada a Guimarães. 
.
pois... quem se rala, verdad? Haja futebol!


Sem comentários: