- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

25/06/12

PS, um partido sem saber nem sabor

Júlio Pomar, Pessoa encontra D. Sebastião


25.06.2012 - 08:43 Por PÚBLICO
Parlamento

Passos Coelho recebe a primeira moção de censura


O Parlamento discute nesta segunda-feira a primeira moção de censura apresentada contra o Governo do PSD-CDS liderado por Pedro Passos Coelho. A censura ao Executivo é apresentada pelo PCP. A moção dos comunistas não vai passar no Parlamento, pois os deputados eleitos pelo PSD e pelo CDS perfazem cinquenta por cento mais um dos lugares no hemiciclo. Mas o momento viverá do simbolismo democrático e parlamentar deste acto e do debate que se verificará.

A moção do PCP tem voto favorável garantido pelo BE . Já Os Verdes, partido que é eleito para São Bento em coligação com o PCP, irá votar ao lado dos comunistas. (bom... estes jornalistas deviam aprender a escrever... "já os Verdes.." e a gente fica a pensar numa traição.. enfim..) . A direcção do PS declarou logo a semana passada que o sentido do seu voto é a abstenção.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, justificou esta moção com o "pacto de agressão" a Portugal, o "aumento da exploração" e o "empobrecimento" que "afundam o país" e o conduzem "ao desastre".
*
Nunca gostei de pessoas que, nos momentos decisivos, se abstêm. É assim como um assumir que não se tem opinião, um 'pilatoso' lavar de mãos, um encolher de ombros insultuoso - no caso, para com um povo que elegeu os seus representantes - não como "figuras de corpo presente-só"; não para que se descomprometam, cobardemente; não para que, estando lá, façam dos seus públicos e bem remunerados lugares uma confortável despresença.

Assim vem sendo frequentemente entre os partidos "de alterne" na AR: PS e PSD acobertando-se um ao outro com argumentos que já não pegam, nomeadamente o de garantirem um ao outro a possibilidade de governar sem sobressaltos, hoje tu, amanhã eu, favor com favor se paga, eu protejo os teus telhados enquanto tu protegeres os meus.

Confiam todos na proverbial estupidez dos portugueses, na sua falta de ousadia, nessa votação previsível e maioritária para apenas um e o outro, dois siameses ligados pela testa, qualquer coisa assim dizia -bem!- o às vezes candidato Manuel João Vieira, vocalista dos Ena Pá 2000.

O PS NÃO É alternativa a coisa nenhuma, já há muito, muito tempo deixou de o ser. É assim como farinha do mesmo saco a que se retira o dispensável fermento do 'D'. Tem líderes que o não são desde o Mário Soares dos primórdios, umas vezes farsolas corruptos e sem vergonha, outras vira-casacas à procura de poleiro, outras ainda uns paezinhos sem sal a desejarem segura invisibilidade, qualquer coisa que os não meta no forno das cozeduras políticas.

PS, dois erros crassos:
  1. O não se demarcarem nítida e inequivocamente do ex-querido-líder Sócrates. Que tinha de ter sido desmascarado, julgado e condenado por crimes de lesa-pátria - precisamente, primeiramente, pelo partido a que deu tão má fama. Ele e, não me esqueço nem perdoo, pelo menos mais a sua dilecta Milú, matadora da escola pública, 'assassina' de professores. Eles que tudo foram, excepto SOCIALISTAS! O continuarem as actuais cúpulas a bajulá-lo(s) faz dos PSs uns socratezinhos imprestáveis e saudosistas do seu destrambelhado fϋhrer. Gente sem alternativas e sem projectos que se vejam, sem ideias que os distingam das torpezas que agora nos (des)governam.
  2. O não ousarem constituir-se oposição aos PSD-CDS, que bem a precisavam agora, e forte, e credível, os destituídos portugueses.

O PCP tem fundamentos para apresentar esta moção de censura? Tem, mais que muitos. Obviamente!! O PS não vota favoravelmente porquê?! Por que se apressa a pre-anunciá-lo, metendo o rabinho entre as pernas? E por que carga de  água continua, numa suposta democracia, a existir a figura da "disciplina de voto"? Não há PSs e PSDs e CDSs com consciência cívica? Com um sentido mínimo de moralidade? Com um pingo de decência?
Pois 'fodeinde-vos' todos, como se diz em Barrosas, aldeia nortenha.

E vocês, compatriotas, larguem os ecrãs e os futebóis e marchem mas é a caminho de S. Bento. Votemos nós a moção, nem que seja à tomatada. Patriotismo é isto: lutar pela pátria que somos todos e cada um de nós, e apoiarmos quem nos apoia. Pois viva o PCP e a sua moção. Contra o "pacto de agressão" a Portugal, o "aumento da exploração" e o "empobrecimento" que "afundam o país" e o conduzem "ao desastre", CORRE, PORTUGAL!
,.

1 comentário:

trepadeira disse...

Vamos ter de ser nós,à tomatada,à fisgada,ou o que for preciso.

Já bonda,há muito tempo.

Abraço,
mário