- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

09/08/15

de "migrantes" e miragens ..

___________________ a propósito das notícias abaixo, de tantas que nos chegam sobre os fugitivos que embarcam rumo à Europa, tantos morrendo pelo caminho .. 
imagem daqui

A solução, quanto a mim, passaria por UMAS "NAÇÕES UNIDAS" QUE O FOSSEM REALMENTE: 
--- 1.º que tudo, sanções, muitas sanções e prisões, aos traficantes de armas, mais aos governantes que os acobertam/apoiam/ licenciam. 
--- Depois, uma exigência de "serviço público" aos governos dos vários países que originam este êxodo, que enquanto não se intervier/ mediar nos países de origem, não se pode aspirar a alterar nada! : condições de vida e de trabalho; de liberdade e de tolerância; saúde, educação, habitação (tão óbvio, tudo isto!); e mão dura com os extremismos violentos. 

E sei bem das muitas culpas no cartório, ingerências e ditames de quem se julga dono do mundo .. NATO e UE e EU e CIA e etc -- e já não falo das colonizações ... Certo, certo, é que dois dos países devastados, que geram milhares de fugitivos, foram mal-intervencionados pelos Estados Unidos ..

O problema é que os agora chamados "migrantes" vêm à procura de um "el dorado" que não existe, a própria Europa a braços com uma crise que gerou muitos destituídos.. Também sei que os que assim fogem, basicamente de África, são ainda mais pobres e ainda mais destituídos. 
Não me parece é que a Europa aguente um fluxo ininterrupto de refugiados de guerra, políticos e económicos, sem fim à vista para um problema que se eterniza e se agiganta!


Grécia recebeu mais de metade dos refugiados que chegaram à Europa pelo Mediterrâneo 

Responsável do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados afirma nunca ter visto uma situação tão dramática como a que aconteceu nas ilhas gregas. "Isto é a União Europeia e é totalmente vergonhoso". 
8 de Agosto, 2015 - 18:48h 
notícia aqui


ONU: Mais de 225 mil imigrantes chegaram à Europa este ano pelo Mediterrâneo

(...) O organismo humanitário da ONU qualificou de "caóticas" as condições de recepção dos que chegam diariamente ao litoral grego e dos quais a grande maioria são sírios (63%, no ano).
Sua procedência, de um país imerso há quatro anos em uma guerra civil, não deixa dúvida de que se trata de refugiados, com direito a uma proteção internacional.

Afeganistão e Iraque - que também sofrem com conflitos armados - são os outros dois países de onde vem o maior número de refugiados que chegam à Grécia.

Ao mesmo tempo em que comunicou estas novas estatísticas, o Acnur revelou que a Grécia não oferece nem as mais mínimas condições de recepção requeridas para estas vítimas de conflitos e perseguição.
notícia aqui

Regime repressivo da Eritreia leva milhares de cidadãos a abandonar o país

notícia aqui

Sem comentários: