- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

13/07/15

as razões de Varoufakis

Varoufakis abre o livro:
“Você até tem razão, mas vamos esmagar-vos à mesma” 
Na primeira entrevista após deixar o Ministério das Finanças, Varoufakis revela que defendeu a emissão de moeda alternativa como resposta à asfixia dos bancos, fala da “completa falta de escrúpulos democráticos por parte dos supostos defensores da democracia na Europa” e acusa os governos de Portugal e Espanha se serem “os mais enérgicos inimigos do nosso governo”. “Desde o início, esses países [os mais endividados] deixaram bem claro que eram os mais enérgicos inimigos do nosso governo (…). E claro que a razão era que o seu maior pesadelo era o nosso sucesso: se conseguíssemos um acordo melhor para a Grécia, isso iria obliterá-los politicamente, teriam de responder aos seus povos porque não tinham negociado como nós fizemos”, responde Varoufakis na entrevista à New Statesman.
(...........)
Varoufakis fala também pela primeira vez da derrota política que o levou a sair do governo. Segundo a versão do ex-ministro, propôs ao governo um plano com três ações caso o BCE obrigasse ao encerramento dos bancos: 
  • a emissão (ou o anúncio) de uma moeda paralela (uma promessa de dívida conhecida como IOU), 
  • o corte na dívida detida pelo BCE desde 2012 
  • e tomar o controlo do Banco da Grécia. 
“Perdi por seis contra dois”, diz Varoufakis, que voltou a insistir no plano na noite da vitória do OXI. Mas o governo tinha outros planos, segundo Varoufakis, que levaria a “mais concessões ao outro lado: a reunião dos líderes partidários, com o nosso primeiro-ministro a aceitar a premissa de que o que quer que aconteça, o que quer que o outro lado faça, nunca vamos responder de forma desafiante. E basicamente isso significa desistir… deixa-se de negociar”.

-----------------------------------  texto completo aqui


Yanis Varoufakis
‏@yanisvaroufakis

 An account of the past five months of negotiations.

Sem comentários: