- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

02/10/14

elogio à Costa

no Público,
02/10/2014 - 01:07

por Miguel Esteves Cardoso 

A bela costa  

No dia em que fizemos anos de casados almoçámos nas Azenhas do Mar: lavagantes, seguidos de ovos estrelados, pimentos Padrón e presunto espanhol.

Seguimos para a Costa da Caparica, a 45 minutos de distância. Lá estava calor, pouca gente e um mar feito para entrar dentro dele e beijá-lo.

Há trinta anos que eu não ia à Costa. Da última vez fiquei lá sentado com um amigo, a beber caipirinhas e a engordar, fazendo pouco dos que se davam ao trabalho de tomar banho.

Este ano vinguei-me, na mesma praia. Tomei o melhor banho da minha vida. A Caparica é uma praia a sério. Não se vê nem o princípio nem o fim. Por isso se diz que se está "na costa". Porque aquilo não é apenas uma reentrância ou um armário; um cotovelo de areia e de rochas: a Caparica é a costa portuguesa. É o litoral. É o paraíso.

A praia é só uma e a vista, da areia e do mar, é magnífica. A vila da Caparica é horrível, com prédios horríveis, mas a política de concentrar os horrores perto do centro foi inteligentíssima.

Na Praia Morena, por exemplo, a paisagem é quase inteiramente isenta de intervenções humanas. A Praia Morena não é uma praia: é uma paragem, tal como todas as outras praias.

A Caparica é uma só praia, maravilhosa e limpa: tomara o Rio de Janeiro ter uma única praia como tem Lisboa.

Malta de Cascais e de Sintra: ganhem juízo. Lisboa e Almada é que têm, como sempre, razão. As nossas praias são intervalos. A praia da Caparica é a única praia inteira.
Sim, sim, sim!

Sem comentários: