- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

29/06/14

uma questão de mentalidades


Relato de uma ex-aluna que, no final do 8.º ano, foi viver e estudar para a Suíça e, numas férias que teve em Outubro, veio a uma aula da sua antiga turma, então no 9º ano, numa escola da Margem Sul : 
de Paul Klee, pintor Suíço (1879-1940)
.
"Então? Gostas da escola? Dos colegas, dos professores? As aulas são muito diferentes?" 

"Bom, para começar, já estou no secundário. Cheguei lá (Sion, na Suíça), fiz exame de matemática e francês, puseram-me logo no 10.º ano! 

Gosto da escola, nas aulas aprende-se melhor, não há indisciplina. Além disso, para mim está a ser muito fácil, menos nas línguas." (tem 4, este ano, para o ano, mais 2). 
"Em Ciências, Matemática, estou a dar matéria que aqui já tinha estudado no ano passado." (8º ano). Lá os conteúdos são mais 'espalhados', não é tudo a correr, como aqui. Ah, e o secundário tem 4 anos." 

"Então e os professores?" (insisto) 

"Os professores também são mais 'fixes'." 

"A sério?" (reajo, meio ofendida..) - "Porquê? Como?" 

"Sim, não são tão stressados, as aulas correm sempre bem. Se calhar é porque os alunos lá têm mais respeito, não se portam mal, estão interessados. É uma mentalidade diferente. Um aluno que 'chumbe' 2 anos é expulso da escola." 
 
"Expulso da escola? Não pode ser!" (digo eu). "Então e a escolaridade obrigatória?" 

"Quem me contou foi uma professora de lá. Mas também disse que nunca viu isso acontecer. Os alunos levam a escola a sério, não 'chumbam'. É outra mentalidade!

E acrescentou, para os colegas: "Sabem o que eles fazem durante os intervalos maiores? - Lêem livros!" (risos dos alunos portugueses..) 

"E mais: lá toda a gente se deita cedo, tipo 8 da noite. De manhã as aulas também começam cedo (às 8), e eles, antes de irem para a escola, ligam a televisão na hora das notícias. Para estarem informados do que se passa no mundo." (mais risos..)

........................

Sem comentários: