- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

23/04/14

capitães de Abril

da Associação 25 de Abril:

desmentido
Desmentindo a notícia publicada pelo jornal "Correio da Manhã" na última página da sua edição de 23 do corrente (hoje), informamos que mantemos a decisão de não comparecer na sessão solene da Assembleia da República, comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril.

Perante a falsidade da notícia, que lamentamos profundamente, decidimos não tecer qualquer comentário.

Relembramos que se mantém a homenagem aos Militares de Abril falecidos, na pessoa de Fernando Salgueiro Maia, no dia 25, às 11h00, no Largo do Carmo, seguida de intervenção de Vasco Lourenço e de homenagem, na rua António Maria Cardoso, aos cidadãos assassinados pela PIDE/DGS no dia 25 de Abril de 1974;

25 de Abril

https://www.facebook.com/A25Abril?fref=photo

do i online:

Capitães vão evocar Salgueiro Maia 

em cerimónia paralela à da Assembleia 


Estas celebrações em simultâneo com S. Bento foram decididas depois de os partidos da maioria terem vetado a possibilidade de os capitães de Abril intervirem no plenário na sessão solene 

A cerimónia que os capitães de Abril vão realizar no Largo do Carmo , paralela à sessão solene na Assembleia da República, inclui uma evocação a Salgueiro Maia, anunciou esta quinta-feira a Associação 25 de Abril (A25A). 

A sessão solene no parlamento para comemorar os 40 anos da revolução está agendada para as 10 horas da manhã e a homenagem a Salgueiro Maia, promovida pelos militares, está marcada para às 11h00

“A direcção da Associação 25 de Abril informa que decidiu levar a efeito uma evocação a Salgueiro Maia, nela personificando a homenagem a todos os militares de Abril, no Largo do Carmo, no dia 25 de Abril às 11.00, evento para o qual desafia toda a população”, refere o comunicado da associação. 

Estas celebrações em simultâneo com S. Bento foram decididas depois de os partidos da maioria terem vetado a possibilidade de os capitães de Abril intervirem no plenário na sessão solene. 

“Como a vontade do parlamento não correspondeu à iniciativa da dra. Assunção Esteves, mantendo-se a recusa em dar voz aos militares de Abril, a Direcção da Associação reitera a sua decisão de não aceitação do convite”, justifica a associação. 

Assim, e além da evocação a Salgueiro Maia, os militares vão também discursar no Largo do Carmo, através do presidente da Direcção da A25A, Vasco Lourenço, que, esclarece o comunicado, “proferirá uma intervenção de fundo na linha da que seria feita na sessão solene na Assembleia da República”. 

Ao fim da tarde, após o desfile na Av. da Liberdade, está prevista também uma romagem ao edifício onde funcionava a PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso, para lembrar “os cidadãos ali assassinados”. 

Sem comentários: