- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

28/02/14

de um P dito S ..

---retirada do fb, uma análise lúcida do que é hoje o PS,
num comentário a um 'post' de Amadeu Homem, A ESTRATÉGIA DAS ARANHAS (*)

por Eldad Mario Neto  : 
de Helena Almeida

O PS, caro Amadeu Homem, parece, por vezes, um partido meio infantil. Leva pancada da direita, leva pancada da esquerda e fica no centro, como que "amuado"! Todavia, quando chora das tareias que leva, vai enxugar as lágrimas para o colinho do PSD ou do PP! E isso era perfeitamente escusado! O PS, na atual conjuntura política (diria, nacional e europeia) precisaria de um discurso NOVO, aglutinador, corajoso, diferente, verdadeiramente socialista democrático, denunciador da promiscuidade que se instalou, no País e na Europa, entre o poder político e o poder económico financeiro; e, caro Professor, tinha que se renovar! Este discurso de Assis ( bloco central estruturante da esquerda portuguesa (!!!!!!) não convence ninguém. É frouxo, obviamente medíocre e tresanda a "truque" para "apanhar", na rede do seu eleiçoeirismo barato, alguma esquerda, alguma direita e os seus próprios fiéis. 

Só um cego não enxerga que, à esquerda, o PCP não perde votos para Assis e agradece, reconhecido, a prebenda; a direita votará útil na própria Coligação (sim, que Portas pode ser um "acidente biológico", mas não é nenhum asinino e sabe duas coisas: o método de Hondt é favorável à coligação, por um lado, sendo que, por outro, esconde, em coligação, a sua fraquíssima e expectável fraqueza eleitoral) e o BE, tendo-se transformado numa fotocópia do PCP, olvidou que, para a sua presumível clientela, mal por mal, antes o original (passe a rima!).

Como se não bastasse tanta incompetência, AJSeguro acaba de pedir ajuda ao seu prosélito (??? Será???) Jorge COELHO! Ora, meu caro e Ilustríssimo Professor, isto não leva qualquer homem de bem à indignação...??? Então, não nos bastava, já, o LÁPARO do PSD? Até nos "coelhos" tinha que "empatar"? 

Meu consideradíssimo amigo, Professor Amadeu Homem, sem dar por "ela", estou quase como o partido socialista! Amuado! Permita-me que lhe agradeça, tal como a dívida pública, o impagável esforço de me ter aturado! Um abraço.
Eldade Mário Neto


(*)
A ESTRATÉGIA DAS ARANHAS 
As múltiplas insistências que o actual governo e o seu verdadeiro chefe, Aníbal Silva, têm dirigido ao PS, no sentido deste "conversar" com Passos e Portas, não provêm de qualquer objectivo que, de perto ou de longe, se relacione com o serviço do País. Nascem de um objectivo estratégico claro: o Governo e o Silva sabem que o trilho do futuro, no caso de se manterem intactas as opções impostas pela Troika, passará por um intolerável acréscimo daqueles roubos descarados que, na terminologia oficial, dão pelo nome de "austeridade".
Antevendo o acréscimo de resistência dos portugueses, os mandantes desejam reforçar a sua "legitimidade", empurrando para a sua órbita o maior partido da Oposição. E como este parece ser permeável ao aliciamento (veja-se a afirmação de Assis, segundo a qual a sua candidatura é representativa do "bloco central"), pode acontecer que o PS passe da "Oposição" à "Situação". De um ponto de vista meramente utilitarista, o PCP ficará muito grato com esta eventual cedência do aparelho partidário socialista ...
Amadeu Homem

Sem comentários: