- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

13/08/13

Passos taxi driver

JN,
12 de Agosto de 2013
por Alfredo Leite

Passos precisa estagiar na Noruega

Já passou um terço do mês de agosto e, estranhamente, há poucos sinais da cíclica "silly season". É certo que o fim do verão ainda está longe e que já este fim de semana a imprensa nos brindou com uma longa matéria sobre a palpitante e extraordinária existência de 500 anões a viver em Portugal, mas a explicação para não termos dado pela "patética estação" pode ter a ver com habituação. De tanto disparate nos entrar pela vida adentro, este ano não há "silly season" capaz de nos surpreender. Vem isto a propósito de uma notícia publicada ontem à tarde na edição digital do Jornal de Notícias. Desta vez, a aparente tolice (e era mesmo só aparente) vinha da Noruega, onde o primeiro-ministro decidiu revelar que, recentemente, se tinha disfarçado de taxista de Oslo, para aferir das preocupações dos seus conterrâneos. Sem intermediários. Contava a notícia do JN.PT que Jens Stoltenberg vestiu um uniforme de taxista e colocou óculos de sol, ainda que o disfarce não tenha enganado todos. As conversas do inusitado motorista com os seus passageiros foram gravadas por uma câmara oculta, para uso posterior num vídeo da campanha para a reeleição de Stoltenberg. A explicação para a aventura do primeiro-ministro é simples: "Se há um sítio onde as pessoas dizem realmente o que pensam sobre quase tudo, é no táxi". 

A 3600 quilómetros de Oslo, há outro líder de Governo que nem disfarçado conseguiria evitar ouvir as queixas dos seus compatriotas. Chama-se Pedro Passos Coelho e usa óculos de sol, mas para encarar a claridade do dia no Algarve, onde se encontra a gozar férias. Merecidas, claro, após um ano de cortes intensos e trabalhosas remodelações sem fim à vista. Ontem, a segurança do veraneante ilustre afastou uns prudentes 100 metros da casa na Manta Rota, onde Passos descansa, os elementos da Comissão de Utentes da Via do Infante que, uma vez mais, saíram à rua para contestar as portagens naquela importante estrada. O protesto será certamente inglório. Um dos membros da dita comissão queixava-se de já no ano passado ter tentado, sem sucesso, entregar a Passos Coelho uma carta. Este ano, insistiu na façanha, mas vai certamente ficar a falar sozinho. Se fosse na Noruega, pouparia o megafone, as panelas e os cartazes. Bastaria apanhar um táxi. E, para que não restassem dúvidas, seria o próprio governante, como fez Stoltenberg, a colocar no Facebook, Twitter e YouTube o resultado do contacto com o povo. 

Cá, onde a classe política faz de conta que usa as modernas ferramentas para comunicar com as pessoas, seria certamente diferente. Passos Coelho, que também está no Facebook, resolveu baldar-se para os eleitores que lhe deram os votos e os "likes" e, mal começou a ser contestado no mundo digital - como se fosse diferente das ruas -, decidiu deixar de atualizar a página. Parou a 26 de Dezembro do ano passado, após uma patética mensagem de Natal que mereceu qualquer coisa como 28 mil comentários, para não dizer insultos. Imagine-se o que seria desde então com tanta trapalhada governativa... 

É também nas redes que Jens Stoltenberg revela que em Oslo nenhum dos passageiros do camuflado chefe de Governo pagou a corrida. Por cá, não temos a mesma sorte e a coisa vai piorar. É só esperar pelo Orçamento do Estado para ver quantas corridas vamos ter que pagar a Passos Coelho.
fonte
"quem não deve, não teme!"

Sem comentários: