- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

22/10/12

torgas e Torga


Adolfo Correia da Rocha nasceu em S. Martinho de Anta, concelho de Sabrosa (Vila Real), a 12 de Agosto de 1907 e faleceu em Coimbra, a 17 de Janeiro de 1995. 
Adopta o pseudónimo de MIGUEL TORGA porque eu sou quem sou. Torga é uma planta transmontana, urze campestre, cor de vinho, com as raízes muito agarradas e duras, metidas entre as rochas. Assim como eu sou duro e tenho raízes em rochas duras, rígidas  (...)
Chega a ser preso pela PIDE, tendo algumas vezes vontade de sair do país: Mas abandonar a Pátria com um saco às costas? Para poder partir teria de meter no bornal o Marão, o Douro, o Mondego, a luz de Coimbra, a biblioteca e as vogais da língua. Sou um prisioneiro irremediável numa penitenciária de valores tão entranhados na minha fisiologia que, longe deles, seria um cadáver a respirar. Nunca se filiou em partido algum: o meu partido é o mapa de Portugal.
fonte: / Miguel Torga - Casa-Museu  / 

http://purl.pt/13860/1/miguel-torga.htm
 .
LETREIRO - - - -   Miguel Torga

Porque não sei mentir,
Não vos engano:
Nasci subversivo.
A começar por mim -  meu principal motivo
De insatisfação - ,
Diante de qualquer adoração,
Ajuízo.
Não me sei conformar.
E saio, antes de entrar,
De cada paraíso. 

Miguel Torga,
Orfeu Rebelde, 1970 (2ª. ed. revista)
fonte

.

.. dos meus tempos de escola ..


Sei um ninho. 
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.
 Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino A voar...

Miguel Torga 
 fonte
 .

2 comentários:

trepadeira disse...

Tive o encanto de o conhecer,fazia termas em Chaves.
Ainda pudemos conversar sobre quase tudo ou quase nada.

Um abraço,
mário

Post scriptum:

Deixei-lhes a 7ª de bruckner porque serviu de música de fundo,na rádio de Berlim,para anunciar a morte do adolfo.
Pode ser que ainda sirva.

AL disse...

pois não sabia essa da música do adolfo ;( (cara de vergonha pela ignorância, esta coisa ñ tem bonequinhos ;)

Quanto ao Torga, acredito que sim, q fosse um encanto conviver com ele .. e que homem inteiro, íntegro, transparente e sensível ele devia ser .. adaptei-lhe o 'letreiro' para o meu perfil, aqui no blogger

abraço, Mário!