- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

07/05/12

a Europa a mexer

07 Maio 2012 | 12:12
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

(Notícia em actualização permanente)

O dia seguinte: Grécia tenta formar governo e Hollande prepara a mudança

Em França, as eleições presidenciais foram ganhas pelo socialista François Hollande. Na Grécia, o Nova Democracia arrecadou o maior número de votos mas ainda não se pode declarar um vencedor. Antonis Samaras é hoje recebido pelo presidente da República e tem três dias para conseguir formar governo.
-- ler notícia aqui


07 Maio 2012 | 00:01
por  Pedro Santos Guerreiro - psg@negocios.pt

A Alemanha perdeu as eleições

François Hollande é um líder fraco com um discurso forte. Fez promessas impossíveis aos franceses e criou expectativas possíveis aos europeus. Os cépticos vêem nele o destino de Rajoy: engolirá tudo. Mas é nele que reside a esperança política. Não temos outra.

As eleições francesas foram importantíssimas. Um fracassado Sarkozy perdeu. O perigo da extrema direita, que nunca está vencido, foi afastado. E a votação em massa, com um nível baixo de abstenção, é o principal factor de legitimidade democrática deste poder. Um poder de esquerda. Um poder que a direita entrega cheio de dívidas. E isto só é relevante para afastar o conceito de que a esquerda é que contrai dívidas. Não é assim na França. Nem foi assim na Alemanha. E mesmo em Portugal, é argumentável dizer que a "esquerda moderna" dos primeiros anos de Sócrates era outra esquerda que não a social-democracia. 

*  *  *

Bom .. eu argumentaria que o reinado-Sócrates nunca foi nada que remotamente se parecesse com a ideia que tenho do que é a 'esquerda' - nem nos primeiros anos, nem nos últimos, nem nos do meio!! E quanto a modernidade, só lhe vi a dos fatos! (fatos-fatos, não factos, entenda-se!)
.

Sem comentários: