- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

24/04/12

documentário a não perder!

.
Donos de Portugal estreia na RTP 2
24 para 25 de Abril, às 2h

Donos de Portugal é um documentário de Jorge Costa sobre cem anos de poder económico. O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza.

Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as fortunas cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a democracia, a partir das privatizações e da promiscuidade com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins - afirmam-se sobre a mesma base.

No momento em que a crise desvenda todos os limites do modelo de desenvolvimento económico português, este filme apresenta os protagonistas e as grandes opções que nos trouxeram até aqui.

Produzido para a RTP 2 no âmbito do Instituto de História Contemporânea, o filme tem montagem de Edgar Feldman e locução de Fernando Alves.

A estreia televisiva insere-se no Dia D, iniciativa de divulgação de documentários de produção nacional na RTP2, e está prevista para cerca das 2h00, de 24 para 25 de Abril. A partir desse momento, o documentário estará disponível na íntegra em www.donosdeportugal.net.

Donos de Portugal é baseado no livro homónimo de Jorge Costa, Cecília Honório, Luís Fazenda, Francisco Louçã e Fernando Rosas, editado em 2011 pela Afrontamento e que mais de 12 mil exemplares vendidos.

Ficha técnica - Trailer curto - Trailer longo

www.donosdeportugal.net
http://www.facebook.com/donosdeportugal

Jorge Costa

Dias 24 e 25 de abril, na RTP2

Durante 24 horas consecutivas, a RTP2 exibe documentários portugueses em estreia televisiva. Alguns recentemente premiados nos mais importantes festivais, outros a serem agora exibidos pela primeira vez. É o Dia D na sua quarta edição. A festa do documentário nacional é na RTP2, a estação dos documentários.

Porquê no 25 de Abril? Porque é a data em que Portugal celebra o valor da liberdade. E porque o documentário é, de entre todos os géneros cinematográficos, aquele que mais necessita de liberdade para florescer.
(...)
O documentário tem contribuído de forma decisiva para o autoconhecimento dos indivíduos e das sociedades e para o pensamento sobre os indivíduos e as sociedades. Ou seja, o documentário serve a qualidade da nossa vida e a qualidade da nossa democracia. A acrescer a tudo isto, o género documental tem produzido obras que se fixarão na história da arte.

Ciente de todos estes aspetos, a RTP2 celebra a liberdade com uma maratona de documentários nacionais. A festa começa no dia 24 de abril às 22h45 e segue, ininterrupta, até às 22h00 do dia 25 de abril. E ainda tem um último documentário nesta noite. É o quarto ano de Dia D na RTP2.
.

Sem comentários: