- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

08/02/12

corrupção e normas de branqueamento

recebido via e-mail

da Associação 25 de Abril - aqui
.. a propósito da legislação (de combate à corrupção) proposta pelos socialistas ..

Cara(o)s associada(o)s:

Em 1982, com um artigo no DN, lancei uma campanha de denúncia da corrupção e da passividade do Governo, quanto à mesma, nomeadamente face a denúncias públicas de envolvimento de governantes.

Essa atitude, tomada por um conselheiro da Revolução, provocou então enormes ondas, com o Governo a estrebuchar e a proferir ameaças contra quem ousava colocá-lo em causa.

Como consequência directa dessa denúncia foi criado o cargo de Alto Comissário Contra a Corrupção, num processo que então denunciei, pois se via mesmo que não ia levar a nada.

Passados 30 anos, chegámos ao ponto a que chegámos, com os mais altos responsáveis do País envolvidos em casos de possível corrupção, sem que os mesmos sejam clara e inequivocamente esclarecidos.

Portugal é um dos países mais corruptos do mundo ocidental, nomeadamente da Europa, e, segundo estudos insuspeitos, sem corrupção teríamos um nível de vida semelhante ao da Dinamarca.

Como ciclicamente acontece, assistimos a uma iniciativa de um partido político - neste caso o PS - que, saído do Governo, onde nada fez contra a corrupção, antes aparentando ter-lhe dado total cobertura, muito em proveito próprio, vem agora, na oposição, propor medidas contra a corrupção.

Como podemos ver nas declarações de Tiago Caiado Guerreiro à SIC (*) - permita-se-me felicitar publicamente este fiscalista, pelas claras, desassombradas e contundentes declarações aqui contidas - enfrentamos o risco de ir mudar alguma coisa, para que tudo fique na mesma!

Aqui fica o meu apelo público aos responsáveis do PS:
Não se limitem a alguma maquilhagem!
Ousem atacar o problema de forma eficaz!
Mas atenção, tal como a democracia se não alcança com não democratas, a corrupção também não se ataca com corruptos! Por isso, comecem por afastar de lugares responsáveis quem tem um passado feito de corrupção!
Só assim conseguirão recuperar o prestígio perdido!
Só assim conseguirão cumprir o vosso papel e contribuir para um País mais livre, igual e solidário!
A não o fazerem, talvez sejam surpreendidos pela revolta popular! Que já terá estado mais longe.

Vasco Lourenço

(*)

Tiago Caiado Guerreiro (12/2011 - SIC, programa Opinião Pública):
«Temos normas que tornam totalmente impossível apanhar um corrupto em Portugal.»

«As normas são feitas exactamente para não ser possível apanhar as pessoas em situação de corrupção e não se conseguir provar em tribunal. Estes casos todos que estão em tribunal não vão dar nada. Mesmo que eles fossem filmados com o acto de corrupção, seria difícil de provar em tribunal, com as normas que temos.»

«Por outro lado, temos um Ministério Público que está organizado (e sem culpa disso) para não conseguir investigar a corrupção e uma Polícia Judiciária que também não tem meios para investigar a corrupção.»

«Nós não temos um combate à corrupção. Temos normas de branqueamento, que é uma coisa diferente...»

.
.

Sem comentários: