- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

06/01/12

da corda que há-de rebentar

Ando sem vontade para escrever, visitar facebooks, ler mails .. Cheguei a um ponto de saturação que me dá alergias, me põe fisicamente doente. Já não suporto mais más notícias, rádio, tv, jornais. Não espero nada do novo ano. Nada que não seja esta agressão, este constante aviltar-me, a mim e aos outros todos, pobre povo, nação cadente. Os 'coronéis' que nos mandam emigrar, nos invadem a casa, a alma, os nervos, anunciando medidas de austeridade atrás de medidas de austeridade, torpes. Penúria só para nós, entenda-se, que eles continuam-bem-graças-a-deus. Olho para as minhas colegas, na escola, vejo-me ao espelho. A mesma desesperança muda, o olhar vazio, o ar cansado.  Desejos de bom natal, feliz ano novo, soam como insultos, irreverências. Não falamos do que nos preocupa, a prestação da casa, as contas, a electricidade o supermercado os transportes os medicamentos os filhos. Olhamo-nos, o tempo breve antes que as lágrimas saltem.
.
O Zé Mário Branco diz, numa carta aí abaixo: «Não creio que se possa descer mais fundo, e isso dá-me esperança.» Eu .. vacilo entre a esperança e o medo. Sei que uma corda demasiado esticada acaba inevitavelmente por partir. Que pouco faltará para que se reproduzam aqui os conflitos que agora assolam os Estados Unidos, como no verão passado a Grã Bretanha e há um par de anos a França. Conflitos que serão uma raiva a extravasar, mais que justificada. Mas aí, será o meu opel corsa velho de quase 10 anos que vai ser queimado nas ruas, as modestas montras dos modestos comerciantes meus conhecidos que vão ser partidas. Os responsáveis por isto tudo, os políticos os gestores os banqueiros os comparsas todos - incompetentes, corruptos, aproveitadores, ladrões de casaca -  esses, não vão sofrer um beliscão. Esses vão continuar a sua política de enganos para papalvos ignorantes, entorpecidos.
.
Eu .. já não tenho ânimo, há muito que perdi a alma e a esperança de poder mudar o que quer que seja.  Apenas um assomo de inquietude me leva a publicar, agora, coisas de outros  mais resistentes do que eu, textos, canções que espero possam ainda ... Não, não espero. Não espero nada. Et pourtant.. aí ficam, para quem as (des?)conheça..


.. Martin Luther King Jr, a propósito da atitude de rebeldia de Rosa Parks em 1955:
"Actually, no one can understand the action of Mrs. Parks unless he realizes that eventually the cup of endurance runs over, and the human personality cries out, 'I can take it no longer.'"- MLK, Stride Toward Freedom, 1958 - fonte
.
.
é.. e pergunto-me: quantas mais gotas de água serão precisas para que o copo finalmente transborde?
.

Sem comentários: