- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

07/11/11

o internacionalismo vampiresco

.
partindo do post anterior, fui pesquisando umas coisas sobre gente milionária em países de povos paupérrimos .. e .. fui várias vezes confrontada com esta msg de erro:
 503
Site momentanément indisponible>

É a mensagem que aparece sempre que se tenta aceder a algum site sobre a disparidade social em Angola. A pesquisa pode ser : "milionários em Angola"; "milionários nos países mais pobres do mundo", ou uma pergunta directa: "Angola é um país pobre?", que há 3 meses recebeu a resposta mais votada (aqui), abaixo transcrita:

«Angola é um pais rico ***com povo pobre. É um país com grande possibilidade de desenvolvimento.

Cerca de um milhão de barris de petróleo exportados por dia, multinacionais petrolíferas que vão render 20 mil milhões de dólares em cinco anos, diamantes em abundância - pareceriam suficientes para dar bem estar aos angolanos. No entanto, a quase totalidade do crude desaparece imediatamente para as refinarias do Texas e Luisiana, seguindo a antiga rota dos escravos. A corrupção e a guerra somaram sequelas. Hoje, 83% da população vive abaixo do nível da pobreza. Os jornalistas Serge Michel e Serge Engerlin, do Le Temps, que fizeram uma grande investigação durante cinco meses sobre a rota do ouro negro, desde o Texas ao Iraque, estiveram em Angola e dão uma visão desse país

da uma olhada nesse site - aki fala tudo sobre guerra civil, corrupção, ricos de angola »

Bom, o problema: clicam no link, e lá vem o "erreur 503" !!! - por que será, I wonder?!!
.
indo por outras vias (os nomes dos jornalistas), vem-se parar aqui. Transcrevo um excerto do texto de indispensável leitura!!! - muitíssimo elucidativo e a 'fonte' para a resposta acima transcrita :

24 de Julho de 2003
(...)
Luanda, a capital
Miami Beach na Ilha de Luanda (foto Net)
Os ricos da capital amontoam-se em Miami Beach. Este restaurante situa-se quase no final da Ilha, uma franja de terra em frente à capital. Esta tarde, todas as cadeiras de praia estão ocupadas e guardadas por homens armados (?!!!?) e não há nenhuma mesa livre na sala aberta à sombra dos coqueiros. Num país sem petróleo, tais clientes, capazes de gastar a metade de um salário médio numa refeição e uma garrafa de vinho, seriam industriais, banqueiros ou profissionais de alto gabarito. Mas em Angola, basta ser um depredador, quer dizer, um beneficiário das generosidades de um dos três centros de poder: Futungo, como se chama aqui a presidência; Sonangol, a companhia petrolífera nacional, ou o exército.

O sistema, que tem por único objectivo a manutenção no poder do regime, consiste em alimentar um número limitado de privilegiados e reprimir todos os demais. Foi chamada "a república dos dominantes". Algumas centenas de famílias podem assim enviar os seus filhos a estudar para Inglaterra, comprar bons automóveis com ar condicionado, telefones celulares e produtos de marca em lojas discretas, tão bem fornecidas como perfeitamente impossíveis de encontrar para quem não conhece a direcção e a contra senha que permitirá abrir a porta.  (ou comprar bancos portugueses, e é só mais um exemplo ...)

A corrupção perverteu a economia do país e fez de Luanda uma das cidades más caras do mundo. Devora cada mês milhões de petro dólares. A organização londrinense Global Witness revelou em Março de 2002 que faltavam nas contas do Estado em 2001, 1,4 mil milhões de dólares. Quanto ao processo Elf e o "affaire" de Angolagate (um caso relativo à venda de armas russas a Luanda por intermédio dos empresários Pierre Falcone e Arcadi Gaydamak - ler aqui), a que se agarram a Justiça francesa e a Suiça, dizem que o presidente José Eduardo dos Santos não se esqueceu de encher os seus bolsos – é o cidadão mais rico do país – e que as petrolíferas ocidentais se dedicam em grande ao jogo dos pagamentos ocultos.

Fonte: Le Temps, diário suíço surgido da fusão, em 1998, de Noveau Quotidien, Journal de Geneve e Gazette de Lausanne. É um importante meio de informação, com boas investigações sobre temas internacionais.

*
os 20 países mais pobres do mundo
 
Anualmente, a ONU publica o IPH ( Índice de Pobreza Humana ) , que indica a privação da população de um país em três elementos essenciais: longevidade, conhecimento e padrão de vida adequado. O IPH é dado a partir de uma média simples desses três elementos. Quanto maior a percentagem obtida, maior a pobreza do país. Ultimamente, é considerado nesse cálculo também o número de morte de recém nascidos, percentagem de adolescentes com escolaridade básica, crianças abaixo do peso e a renda familiar.
A maioria dos países com os piores índices são do continente africano, destacando-se apenas três países não africanos: Timor Leste, Bangladesh e Papua Nova Guiné  -   (retirado daqui  e daqui


Índice de Pobreza Humana – 2008  :
  1. Chade – 56.9%
  2. Mali – 56.4%
  3. Burkina Fasso – 55.8%
  4. Etiópia – 54.9%
  5. Níger – 54.7%
  6. Guiné – 52.3%
  7. Serra Leoa – 51.7%
  8. Moçambique – 50.6%
  9. Benin – 47.6%
  10. Guiné-Bissau – 44.8%
  11. Central Africano República – 43.6%
  12. Senegal – 42.9%
  13. Timor-Leste – 41.8%
  14. Zâmbia – 41.8%
  15. Gâmbia – 40.9%
  16. Bangladesh – 40.5%
  17. Papua Nova Guiné – 40.3%
  18. Zimbábue – 40.3%
  19. Angola – 40.3% 
  20. Costa do Marfim – 40.3%
fonte :  Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC)
- mapas e lista de países por Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - aqui
- sobre IDH (IPH) em África e tabela de cálculo - aqui


***
do Portal oficial dos Serviços de Apoio ao Presidente da República de Angola -aqui
(...)
petróleo, diamantes, ouro e outros minerais
Angola é um país eminentemente rico em recursos minerais. Estima-se que o seu subsolo alberga 35 dos 45 minerais mais importantes do comércio mundial entre os quais se destacam o petróleo, gás natural, diamantes, fosfatos, substâncias betuminosas, ferro, cobre, manganésio, ouro e rochas ornamentais.
.
Plataforma petrolífera na Baía de Luanda (foto Net)
Com depósitos substanciais de ouro, minério de ferro, fosfatos, manganésio, cobre, quartzo, gesso, mármore, granito negro, berílio, zinco e numerosos metais estratégicos. Angola tem sido descrita como um dos maiores e menos desenvolvidos dos paraísos minerais ainda existentes.
Energia
Angola possui um enorme potencial hidroelétrico graças aos grandes e poderosos rios que atravessam o País. Angola gera. em condições normais, mais energia do que necessita
Pescas
as águas territoriais de angola, detêm um enorme potencial ao longo dos seus 1.650 km de costa, com presença abundante de plâncton.
Agricultura
As Nações Unidas estimam um potencial de 5 a 8 milhões de hectares de terras de "prime agriculture" bem como áreas extensivas.

o 19.º país mais pobre do mundo  - porquê? 

Já lá vão mais de três décadas e meia de independência. Para além da guerra civil, a guerrilha da Unita e o conflito com Cabinda, alguma relação com o que segue? U decide! ..

1.
Angola é o segundo maior produtor de petróleo e exportador de diamantes da África Subsariana. Segundo o FMI, mais de 4 mil milhões de dólares teriam desaparecido do fundo de tesouraria de Angola na década de 2000.

2.
José E. dos Santos c/ A. Merkel
José Eduardo dos Santos (Sambizanga, Luanda, 28 de Agosto de 1942) é um engenheiro e político angolano e actual presidente da República de Angola, cargo que exerce desde 10 de Setembro de 1979.

Enquanto presidente do país, José Eduardo dos Santos é também comandante em chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) e presidente do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), o partido no poder desde a independência do país, em 11 de Novembro de 1975.

Nas eleições legislativas em Angola em Setembro de 2008, (as primeiras eleições legislativas desde 1992), o MPLA venceu com 81,64% dos votos, conquistado 191 dos 220 lugares da Assembleia Nacional de Angola. (...) Em inícios de 2010 foi adoptada uma nova constituição. Esta abandona, por um lado o princípio democrático fundamental da divisão entre os poderes legislativo, executivo e judiciário, concentrando os poderes efectivos no presidente. Por outro lado, esta constituição já não prevê eleições presidenciais, mas um mecanismo pelo qual o presidente do partido mais votado se torna presidente do Estado. As próximas eleições legislativas foram entretanto agendadas para 2012, tendo José Eduardo dos Santos dado a conhecer a sua intenção de não voltar a candidatar-se, apontando como seu sucessor Manuel Domingos Vicente, actual presidente da Sonangol.
3.
a primogénita, Isabel dos Santos

foto retirada daqui
Filha do presidente angolano José Eduardo dos Santos e da sua primeira esposa Tatiana Kukanova, natural do Azerbaijão, Isabel dos Santos viveu grande parte da sua vida em Londres, onde a sua mãe reside agora, e onde estudou gestão económica e engenharia. Foi também em Londres que ela conheceu Sindika Dokolo, nacional da República Democrática do Congo, com quem se casou em 2003 em Luanda. O casamento, uma festa de quatro milhões de dólares, com mil convidados, foi um dos maiores casamentos na história de Angola. Muitos dos convidados que vieram de fora de Angola foram trazidos em aviões especialmente fretados, e entraram em Angola sem vistos. O padrinho de casamento era o então ministro da Economia do Petróleo angolano, Desidério Costa. - fonte
.
  • Filha de José Eduardo dos Santos compra posição no BPI - aqui
  • Banca e energia são alguns dos sectores onde a filha do presidente angolano tem negócios. -aqui 
  • Marido de Isabel dos Santos na administração da Amorim Energia - aqui 
  • Isabel dos Santos é a 18ª figura mais poderosa da economia portuguesa - aqui
 .

do blogue MPDA (movimento para a paz e a democracia em Angola) - aqui :
«O jornal independente angolano Folha 8 comentava a pessoa Isabel dos Santos sobre a sua pilhagem dos fundos públicos com cumplicidade do seu pai José Eduardo dos Santos.» 
.

 .
do site da rádio-cultura-angolana, aqui :

Isabel dos Santos diz: é bom ser filha do presidente
Sabe, cara senhora, que eu não duvido nem um bocadinho??
.
Fome "alarmante" em Angola, Timor e Moçambique

12 Outubro 2011 - Angola, Timor-Leste e Moçambique são os países de língua portuguesa que integram a lista de Estados com uma situação de fome "alarmante", revela o último relatório do Instituto Internacional de Pesquisa sobre Alimentação. - fonte
.
BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME EM ANGOLA no facebook - aqui
então e os riquíssimos manda-chuvas de Angola???!!!
.
Angola: Pobreza sinónimo de SIDA 
15 Abril 2011 - A pobreza e o analfabetismo têm contribuído para o aumento da Sida em Angola - aqui

.

Enquanto o país conquista o reconhecimento internacional pela sua economia em rápida expansão, dois terços da sua população continua a viver com menos de dois doláres por dia, segundo o Banco Mundial.- aqui
.
Segunda, 11 Abril 2011
Angola: Malária é a primeira causa de mortalidade no país - aqui
Mais de três milhões de casos foram registados no ano passado e com um total de mais de seis mil mortes

enquanto milhões de angolanos morrem - de fome e doença,  
 .
a compatriota socialite festeja - "Caras Angola" - aqui

 MUNDO CÃO!
.
.

Sem comentários: