- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

25/02/14

a Costa "não continua linda" ..

da Visão
Quinta feira, 20 de Fevereiro de 2014 
http://visao.sapo.pt/o-antes-e-o-depois-das-praias-portuguesas=f770127

foto Jornal de Negócios, aqui

O antes e o depois das praias portuguesas

(...) É um verdadeiro cenário de guerra, o que, por estes dias, se vislumbra no passeio marítimo da Costa de Caparica, com crateras no pavimento, postes arrancados e bares parcialmente destruídos. Desde o início do ano, já foram várias as ocasiões em que as ondas galgaram o paredão, entre as praias do Norte e do CDS, arrasando tudo à sua passagem. Das escadas de acesso ao areal, restam apenas as estruturas de ferro, a pairar sobre um mar revolto, que engoliu por completo a areia da mais concorrida zona balnear da grande Lisboa. 

Aparentemente indiferentes ao ambiente de caos que os rodeia, alguns pescadores à linha aproveitam a acalmia do tempo para tentar a sua sorte nos molhes. Entre eles está Eduardo Alves, 51 anos, técnico de análises clínicas, natural de Lisboa, a viver na Costa há duas décadas, que assegura nunca ter visto nada assim. "A última vez que as praias ficaram sem areia, como agora, foi há três anos. Repuseram-na, mas acabou por ser levada pelo mar. A diferença, desta vez, foi a destruição causada pelas tempestades, que agravaram ainda mais a situação", observa. Quando Eduardo se mudou para a Costa, ainda existia uma língua de terra entre o Bugio e a Cova do Vapor, que, na sua opinião, "servia de proteção" a toda esta zona litoral. "As constantes dragagens enfraqueceram-na e os resultados estão à vista", diz. Por outro lado, "os esporões estão mal feitos, porque, como os ventos dominantes são de norte ou de sul, acabam por não proteger a costa", considera, antes de lançar mais uma vez a linha.

Para o GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, a zona da Costa de Caparica é um dos casos mais alarmantes em todo o litoral português. Segundo Lurdes Brandão, vice-presidente da associação ambientalista, "a culpa desta situação é do Programa Polis", que não foi concluído e não terá cumprido o seu papel." Uma intervenção desse tipo, numa zona litoral de risco, não pode só atender a questões turísticas e económicas, ignorando a proteção da orla costeira, que deveria ser o seu objetivo principal. Das duas uma: ou o programa não foi cumprido ou nada disto foi salvaguardado." A engenheira ambiental considera que a situação "está cada vez pior" e com tendência a tornar-se "recorrente, devido a esta sucessão de tempestades violentas e também por causa da subida do nível do mar". (...) Ler mais

LEIA O ARTIGO COMPLETO NA VISÃO DESTA SEMANA. NAS BANCAS 

ler também:
  • Bastonário dos Engenheiros alerta para risco de soluções avulso na Caparica -- aqui
  • Câmara de Almada leva estragos na Costa de Caparica ao Parlamento -- aqui 
.
--- a harmonia arquitectónica da Costa da Caparica
antes de o betão ter dado cabo dela:
Costa de Caparica, imagem de 1946


A imagem acima é do fotógrafo Mário Novais (1899-1967) - colecção adquirida em 1985 pela Fundação Calouste Gulbenkian (Biblioteca de Arte)*
e foi publicada na página facebook da Costa da Caparica 

Nela se vê a Rua dos Pescadores e a entrada para as três praias centrais da Costa: Paraíso, Tarquínio e Evandro -- uma das quais passou a ser (mal) dita "do CDS", desde que um qualquer vândalo lhe inscreveu a sigla numa rocha, e outra já foi a "da bola Nívea", por razões de rápida identificação..
.
* fotografias antigas, fantásticas, da Costa da Caparica e zona de Almada: 

Sem comentários: