- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

18/10/13

este governo ilegítimo ..

 
.. de um meu "Amigo" no facebook que é um incansável defensor dos direitos do povo português. Que denuncia sistematicamente as malfeitorias deste governo. Que deve ser lido e partilhado!

3 'posts',

por Carlos Manuel Moreno *


A política de austeridade sem economia não conduz a nada. Nem a economia mexe nem as contas são postas em ordem. Portanto a política que está a ser seguida só pode dar em destruição da economia e dos portugueses. E é uma mentira dizer que a austeridade a este nível insuportável é inevitável e que não há alternativas. Ou no mínimo incompetência.
Em 2014 vamos ter nova recessão e mais desemprego. As famílias portuguesas não têm mais confiança neste executivo, pois concluíram que com ele a todo o momento podem vir cortes atrás de cortes, ao sabor da impreparação.
E como não haverá mais estabilidade política, económica e social e o acesso aos mercados em meados de 2014 está seriamente comprometido, precisamos de ar fresco e, como acontece em democracia sempre que se está num beco sem saída, de dar a voz ao povo. Se isto não for compreendido, as consequências podem ser irreversíveis. Defendo, pois, legislativas em simultâneo com as europeias. 

 • • • – – – • • •

Caros amigos: isto ultrapassa tudo o que se pode fazer para ganhar eleições, sem consequências. Este executivo nem legitimidade formal tem, pois o seu chefe mentiu com dolo, culpa grave , sabendo que estava deliberadamente a mentir, na campanha eleitoral que o levou ao poder. Eu conto.

Ontem num debate na TVI 24, em que participaram João Cravinho, Nobre Guedes e Nogueira Leite, este último, que é professor universitário e foi conselheiro de PPC na campanha eleitoral de 2011, disse, preto no branco, que, durante a campanha eleitoral de 2011,tinha aconselhado PPC a não prometer que não iria cortar vencimentos nem pensões porque sabia perfeitamente que o não podia fazer, na situação em que o país se encontrava. Mas que PPC preferiu, então, mentir, apesar dos conselhos que nl lhe deu em contrário.

Ou o prof Nogueira Leite ontem mentiu ou, se disse a verdade, PPC em 2011 mentiu consciente e dolosamente aos portugueses, sabendo o que estava a fazer, só para com a mentira chegar ao poder e...ao pote!!! 

 Todos os portugueses deviam saber isto e saber que quem o contou foi, não um perigoso esquerdista, mas um académico do PSD E EX-CONSELHEIRO DE PPC.

A bem da honra, da dignidade, da defesa da ética democrática, e já que os media o não repetem, difunda e partilhe pelos seus amigos, o que aqui posto. Temos todos de defender a democracia.
As eleições de 2011 não foram livres, porque o povo votou enganado propositadamente

 • • • – – – • • •

É uma grande falácia dizer que não há alternativa a esta nova brutal e não inteligente austeridade que não atingirá o défice de 4% nem as metas da dívida, não porá o país a crescer, aumentará o desemprego e a pobreza. Tal como nos anos anteriores.

Não é verdade dizer-se que o OE é duro para nos libertarmos da troika em Junho. Por muitos e bons anos vamos ficar sob tutela estrangeira. Também não é verdade dizer que é uma inevitabilidade. Só é inevitável para esta ideologia neo liberal.

Temos de deixar o povo e a economia respirarem.
Temos de deixar a Sociedade respirar.
O Povo tem de ser chamado a pronunciar-se porque em 2011 votou numa mentira dolosa. 

Se os partidos e os poderes aprenderem com o que se passou darão voz ao povo, escolherão os melhores e mais competentes para os governar, com verdade e transparência, com autoridade perante uma troika que não pode deixar, nem muito menos quer falhar em Portugal.

A troika e este governo estão num beco sem saída. Mas enquanto os deixarem aplicarão a receita da austeridade e da destruição das pessoas e da economia temos de deixar o povo falar e, depois, com uma larga base de consenso político, com o apoio do povo e das forças sociais negociar um programa realista e progressista para pagarmos aos credores e podermos melhorar a vida dos pobres e dos desempregados e dos velhos em Portugal.

Assim e com doses de austeridade iguais ou piores em 2015, 2016 e provavelmente e de novo com novas medidas de austeridade ainda em 2014 não vamos a parte nenhuma. 
Disso tenho a certeza.

* Professor de Finanças Públicas,
 (penso que ex-) Juiz Conselheiro do Tribunal de Contas

Sem comentários: