- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

05/10/13

1ª República, essa desconhecida

O Homem da Carbonária 

de Carlos Ademar

Sinopse 

Um fascinante retrato da Lisboa dos primeiros anos da República. Lisboa, ano de 1926. 

Certa manhã, um ardina de O Século encontrou no Jardim da Estrela o corpo do chefe da segurança do Presidente do Conselho. Tal como o líder do Governo, também o seu guarda-costas era membro da sociedade secreta Carbonária Portuguesa. Afonso Pratas, o veterano chefe da Polícia de Investigação Criminal, tomou em mãos a resolução de um dos seus mais intrincados casos. O assunto era melindroso e as hipóteses demasiadas: um banal assalto com consequências inesperadas? Uma questão passional envolvendo a bela mulher do chefe de gabinete? Ambições pessoais de camaradas de armas? Vinganças políticas perpetradas pelos integralistas? Uma complexa questão de Estado? 

O Homem da Carbonária é um fascinante retrato de uma Lisboa de outros tempos, com os seus eléctricos ronceiros, praças e avenidas plenas de gente elegante, vendedores de castanhas ou floristas no Rossio, mas também da cidades dos tumultos e das greves operárias, da maldita cocaína e do Parque Mayer. 

Um livro de leitura obrigatória que recupera o ambiente ímpar dos primeiros anos da República. (fonte

_________________________________________ 


Carlos Ademar nasceu em Vinhais, em 1960.

Em 1987 entrou para a Polícia Judiciária, onde exerce a actividade de investigador criminal na Secção de Homicídios. Colaborou na investigação de alguns dos mais célebres crimes ocorridos na Grande Lisboa, como os que ficaram conhecidos pelos nomes de "Skinheads" e "O Estripador".

A licenciatura em História consuma uma paixão antiga. Resta ainda o sonho de uma viagem pelo Mediterrâneo para visitar as grandes cidades históricas por ele banhadas.

O gosto pela escrita acompanha-o desde sempre. É autor das obras "O Caso da Rua Direita" (2005), O Homem da Carbonária" (2006) e "Estranha Forma de Vida" (2007), editadas pela Oficina do Livro. "Memórias de um Assassino Romantico" é o seu quarto romance.

Sem comentários: