- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

19/03/13

dívidas e dilemas

· Ontem

"ESPERAM-VOS 15 ANOS DE ESTAGNAÇÃO

SE NÃO HOUVER PERDÃO DE DÍVIDA"

O professor de Economia de Harvard, que avisou em 2009 sobre a inevitabilidade de crises de dívida na sequência da crise financeira, em entrevista ao Expresso, considera as políticas de austeridade, que estão a ser seguidas na zona euro, como condenadas a serem revistas, pois caso prossigam empurrarão os países "periféricos" para mais de uma década de estagnação e para situações sociais insustentáveis, além de não resolverem o problema do sobre-endividamento.
 
Fala de um dilema que se colocará, mais tarde ou mais cedo, aos próprios alemães: ou terão perdas por via de recessões e crises na zona euro, ou terão de assumir as perdas das dívidas. O que implicará usar outras ferramentas para resolver o problema do sobre-endividamento, como parcialmente já começou a ser feito na Grécia.

A história do sobre-endividamento na Europa em épocas passadas e da forma como se lidou com o problema dá pistas para enfrentar a situação atual, se não se sofrer de amnésia ou se não se permanecer em estado de negação.

Sem comentários: