- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

11/02/13

Papa renuncia


 no Público
.

Papa Bento XVI resigna a 28 de Fevereiro: "Sinto o peso do cargo" 

-- notícia aqui

... ora e por que é que a 'Santa Madre', a instituição igreja católica toda ela, não lhe segue o exemplo? Os motivos seriam mais que muitos, desde logo a sua -parece-me a mim que total - inutilidade. Ou a vergonha pelas atrocidades cometidas ao longo de séculos, alô Inquisição, n'est-ce pas??

... e a ligeireza com que estes "príncipes" da Igreja se apropriam (ler discurso de resignação) de símbolos tão contrários ao exercício do seu ministério, Jesus acima de todos os outros, «ama o próximo como a ti mesmo», «o que tiveres a mais dá-o ao teu vizinho», «mais difícil será um rico entrar no reino dos céus que um camelo passar pelo buraco de uma agulha», o que me ficou dos tempos da obrigatória catequese e entendi por base da doutrina: o desprendimento de bens materiais, a solidariedade ..

*
--- a propósito, outro título do Público:


-- um intelectual, é? Não era mais (sobretudo), um banqueiro do Vaticano? E não havia para ali umas ligações ao nazismo, ou sou eu que estou a 'variar'?

É. Vá-se, senhor Ratzinger, que não faz cá falta nenhuma. Bon voyage!
.

Sem comentários: