- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

17/09/12

alô centrais sindicais!

Álvaro Cunhal
... Estão à espera de quê??!! E por que é que, desde há demasiado tempo, os sindicatos vão, não "à proa" como deviam!! , mas "a reboque" dos movimentos de cidadãos? 
Por que se mostram tão tolhidos, inoperantes, vazios de ideias, acções, propostas de lutas?
Serão agora a CGTP, a UGT, os "radicais pequeno-burgueses" abaixo referidos por Álvaro Cunhal? Tenham a coragem da radicalização a que apelava o líder comunista, [e, note-se, então numa conjuntura bem menos desesperada que esta que agora vivemos!] 
Ousem des-parecerem-se com os partidos políticos, ousem .. OUSAR! E, se vierem a convocar uma greve geral, façam o favor de ser lúcidos!, que não seja só por um dia! Dessas já se viu a eficácia, só servem para alimentar os cofres do Estado!
.

«No papel é fácil escrever e ao microfone é fácil gritar: “chegou a hora do assalto final!” 
Para o assalto final, não basta escrever ou gritar. É preciso, além de condições objectivas, que exista uma força material, a força organizada, para se lançar ao assalto, ou seja, um exército político ligado às massas e as massas radicalizadas, dispostas e preparadas para a luta pelo poder, para a insurreição (…) 
Os radicais pequeno-burgueses são incapazes de compreender que os objectivos fundamentais da revolução não se alcançam reclamando-os, mas conquistando-os.»

Álvaro Cunhal, «O Radicalismo Pequeno-Burguês de Fachada Socialista», 1970.

1 comentário:

trepadeira disse...

Pois,amoleceram muito mas,parece que começam a sentir as picadas do lacrau,nada melhor para acordarem.
A dor durará o suficiente para a insurreição.

Um abraço,
mário