- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

18/08/12

a Costa da Caparica não continua linda ..

.
.,.. a 'cidade', entenda-se. Há-de valer-lhe sempre o mar, a arriba fóssil, o imenso areal. O mais é fechar os olhos, sendo-se turista. Já os moradores, que os há de permanência, vêm assistindo a uma descaracterização e uma degradação sistemáticas, um abandono nada 'inocente' por parte dos poderes instituídos, câmara PC e junta PSD em guerra de mandos desde o dia da sua criação. E são muitos os que por aqui "ordenam"! Até a Parque Expo e o Porto de Lisboa mais o bendito do programa Polis - aparentemente abandonado depois de sorver milhões de euros e intervir parva, desaustinadamente. Nos próximos 'capítulos' vou contar ..em imagens.



amigos de Barcelona  no Transpraia
Para já fica a notícia de uma morte anunciada: o Transpraia da Costa da Caparica -- e a tentativa de o impedir, numa manifestação popular a 15 de Setembro.


Diga-se, para quem não saiba, que o Transpraia era (que desde o POLIS ninguém sabe por onde ele pára!) um comboio rústico que, fazendo jus ao nome, atravessava toda a linha de praias desde o centro da Costa até à Fonte da Telha. Ronceiro, os bancos de madeira corridos, climatizado pela deslocação do ar, romântico. O comboio da praia era barato, alegre, eficaz. Prático para quem anda de transportes públicos, uma aventura para as crianças, típico para turistas - encantados embaixadores desta natureza pródiga, aquela imensidão de areal, as praias logo ali, azuis, despoluídas.

Havia 2 preços, 2 tipos de bilhete: um para a primeira zona - até à Praia da Rainha, outro desde o início até onde se quisesse .. terminando na Fonte da Telha. O Transpraia apanhava-se ao cimo da Rua dos Pescadores (por assim dizer, o "risco ao meio" no traçado da Costa da Caparica). Saía-se da camioneta que vinha de Lisboa, Almada, Cacilhas, Trafaria.. A paragem era bem no centro, junto ao mercado. Subia-se a rua principal (dos Pescadores) e ele aí estava bem visível, logo ali à frente, orgulhoso nas suas cores vivas, na pintura renovada, aquele ar de sol e mar, parado como quem espera, chegaste! , cheguei!


De Julho a Setembro, o Transpraia andava numa roda viva, quase sempre cheio para lá e para cá, festivo. Cumpria horários, era confiável. O único problema que lhe conhecia era a apressada  última viagem, cedo demais nos dias quentes de moleza boa, o espectáculo imperdível do sol desaparecendo no mar e os barcos chegando com o peixe e a noite, as gaivotas subindo, nuvens. Quem não resistisse à beleza do fim do dia, se distraísse em deleites ali na beira do mar, tinha de regressar a pé, que remédio, o último comboio partia às 8, enchia logo na Fonte da Telha, não regressava para buscar poetas ..



no http://www.ionline.pt/

15 Set, 16h

Costa de Caparica: moradores convocam manifestação para impedir fim do comboio Transpraia

Por Agência Lusa, publicado em 17 Ago 2012

Um grupo de cidadãos da Costa de Caparica convocou para 15 de setembro, na praia da Riviera, uma manifestação para impedir o fim do Transpraia, o tradicional comboio de praia da Costa que existe há mais de 50 anos.

Sob o lema “Vamos impedir que acabem com o Transpraia na Costa!”, a iniciativa, marcada para as 16:00, junto às oficinas do Transpraia, na praia da Riviera, pretende reunir as pessoas “que estão fartas de ver desaparecer nessa terra tudo o que faz parte do património cultural e arquitetónico”, lê-se em comunicado hoje enviado à Lusa (...) -- ler mais 

*

o evento via facebook:

https://www.facebook.com/events/463026480387915/465279866829243/?notif_t=plan_mall_activity

Concentração às 16h junto às oficinas da Transpraia na praia da Riviera.

*

Sem comentários: