- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

20/04/12

o rosto da 'utopia', saudades do Zeca ..

.
José Afonso: A busca da utopia

Texto de José A. Salvador publicado a 28 de Fevereiro de 1987 no jornal «Expresso».
retirado do sítio  AJA, aqui -- excertos :

(...)
Era um homem em desobediência civil permanente assumindo-a no sarcasmo e na ironia com que encarava o pomposo da realidade, da vida, da morte ou do Estado.
(...)
Até ao 25 de Abril, assistimos a um dos períodos mais fecundos e brilhantes da sua actividade artística que se confundia (ou fundia) com uma intensa actividade de agitação política clandestina, sobretudo os núcleos da LUAR e do PCP da Margem Sul.
Preso diversas vezes pela PIDE, desenvolve uma dupla acção de agitação cultural e política que o leva a colectividades, clubes recreativos, associações culturais e sindicatos colaborando activamente no movimento constitutivo da Intersindical.
(...)
A escusa de José Afonso (de aderir ao PCP) consagrava, afinal, a sua rebeldia permanente, o seu imaginário sem rédeas e possivelmente incompatível com qualquer disciplina partidária.
(...)
José Afonso e os outros cultores da chamada MPP criaram também um grau de exigência maior por parte do público, que se reflectiu tanto no panorama da música ligeira como no próprio fado. Amália passa a cantar Camões, Alexandre O’Neill, Homem de Mello, David Mourão-Ferreira, e na chamada canção ligeira surgem intérpretes de maior qualidade como Paulo de Carvalho ou Fernando Tordo.
Ninguém ficou indiferente à acção musical de José Afonso, que até ao 25 de Abril ainda publicaria «Eu vou ser como a toupeira» e «Venham mais cinco».
O 25 de Abril, desencadeado por «Grândola Vila Morena», surpreende-o e «obriga-o» a participar activamente em todas as acções de massas. Ocupações de casas e terras no Alentejo, manifestações, comícios, acções de dinamização no nordeste, a tudo José Afonso se entrega de forma esgotante.
(...)
Até ao 25 de Novembro é um verdadeiro rodopio, prevalecendo uma colaboração estreita entre o cantor e a LUAR. O desencanto posterior (...) e a evolução política encenada pelos vários Governos constitucionais abrem-lhe espaço para se dedicar mais cuidadosamente à sua obra.
Os álbuns «Com as minhas Tamanquinhas», «Enquanto Há Força» e «Fura-Fura», são verdadeiras crónicas do período revolucionário e pós-revolucionário. A história que se fez confunde-se com a sua vida e obra: sendo protagonista de tantos acontecimentos, é também o seu jogral / narrador.
Politicamente, manifesta o seu apoio claro a Otelo Saraiva de Carvalho em 1976 e em 1981, e estabeleceu com ele uma amizade profunda. Nas eleições de 1986, José Afonso apoia Maria de Lurdes Pintassilgo, que corresponde às suas convicções e confiança nas organizações populares de base, cujo papel social a ex-primeira-ministra se propunha enriquecer.
Com os seus dois últimos álbuns publicados em vida, «Como se Fora seu Filho» e «Galinhas do Mato» (este já com a colaboração vocal de outros cantores), José Afonso prossegue as suas vertentes estéticas e políticas. Por um lado, um grande enriquecimento musical a que não é estranho, no primeiro caso, a colaboração de Fausto, Júlio Pereira e José Mário Branco e, no segundo, a destes dois últimos.
Por outro lado, José Afonso continua a sua actividade cronista e aponta a sua proposta utópica que sempre perseguiu em vida. A construção da cidade sem barreiras de homens iguais e livres é cantada em «Utopia» inserta no primeiro daqueles álbuns. (...) - ler mais


.
.
Epígrafe para a arte de furtar
Roubam-me Deus
Outros o diabo
Quem cantarei?
Roubam-me a Pátria e a humanidade
outros ma roubam
Quem cantarei?
Sempre há quem roube
Quem eu deseje
E de mim mesmo
Todos me roubam
Quem cantarei?
Quem cantarei?
Roubam-me Deus
Outros o diabo
Quem cantarei?
Roubam-me a Pátria e a humanidade
outros ma roubam
Quem cantarei?
Roubam-me a voz quando me calo
ou o silêncio mesmo se falo
Aqui d'El Rei.

Música: Zeca Afonso
Letra: Jorge de Sena
.

Sem comentários: