- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

25/04/12

o 25 de Abril faz 38 anos e eu só tenho vontade de chorar


25 de Abril, 1974, 7 horas da manhã: o meu pai telefona para o lar onde estávamos em Lisboa, a minha irmã e eu. Sinto-o empolgadíssimo, fremente de emoção, a notícia saindo em catadupa. Não se sabe ainda quem está por detrás do golpe militar, ou com que intenções. Não importa, alguma coisa ACONTECEU: HOJE É O IRROMPER DA ESPERANÇA.

PC (Posto de Comando) - RÁDIO CLUBE PORTUGUÊS
às 4h 26 min
É dada ordem para ser transmitido o primeiro comunicado. Foi com emoção que em todo o País centenas de militares ouviram pela voz de Joaquim Furtado o primeiro de vários comunicados que haviam sido redigidos pelo Maj. Vitor Alves. Estava previsto que os comunicados seriam lidos pelo Maj. Costa Neves, no entanto, Joaquim Furtado, locutor de serviço ao RCP, ao saber das intenções do Movimento de imediato se prontificou para o fazer. No comunicado pede-se para que a população se mantenha calma e apela-se à classe médica para ocorrer aos hospitais. -- fonte: Associação 25 de Abril

.
Revolução dos Cravos: 25 de Abril 1974 - Noticiários RTP (1)

.


RTP memória: «É aí que eu vejo que .. o 25 de Abril está ganho!» - Salgueiro Maia
.
.
Quando vi este filme de Maria de Medeiros no cinema (2000) chorei, chorei, chorei. Hoje não seria capaz de, sequer, voltar a vê-lo.
O filme de Maria de Medeiros pode não ser uma obra-prima da 7ª arte. É, sem sombra de dúvida, um filme mágico, com esse poder raro de envolver em pranto e emoção uma inteira sala, dia, após dia, após dia. 
Aconteceu-me a mim, a todos os que, como eu, puderam reviver na tela sensível e nostálgica de M. Medeiros a imensa euforia daqueles dias, um inteiro sonho ali - de novo - possibilitado. "O povo unido" gritando, e acreditando, que jamais seria vencido .. "tão próximos, e nus, e inocentes" *.. Obrigada, Maria!

.
* de um poema de Eugénio de Andrade
.
.
.

Concerto de homenagem a José Afonso celebrado no Palácio de Congressos de Pontevedra e retransmitido pela TVG e RTP no 25 de Abril de 2007.

Sem comentários: