- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

16/01/12

de Fernando Pessoa --- pensinamentos

.
.
"Na vida de hoje, o mundo só pertence aos estúpidos, aos insensíveis e aos agitados. O direito a viver e a triunfar conquista-se hoje quase pelos mesmos processos por que se conquista o internamento num manicómio: a incapacidade de pensar, a amoralidade e a hiperexcitação."
.
 F.P. - "Autobiografia sem Factos". Assírio & Alvim, Lisboa, 2006, p. 173

"Pesa-me, realmente me pesa, como uma condenação a conhecer, esta noção repentina da minha individualidade verdadeira, dessa que andou sempre viajando sonolentamente entre o que sente e o que vê. E, por fim, tenho sono, porque, não sei porquê, acho que o sentido é dormir."
 .
Livro do Desassossego, de Bernardo Soares (semi-heterónimo de FP)


Irrita-me a felicidade de todos estes homens que não sabem que são infelizes. A sua vida humana é cheia de tudo quanto constituiria uma série de angústias para uma sensibilidade verdadeira. Mas, como a sua verdadeira vida é vegetativa, o que sofrem passa por eles sem lhes tocar na alma [...]
Por isto, contudo, os amo a todos. Meus queridos vegetais!

Bernardo Soares, Livro do Desassossego 


Arquivo Pessoa  - OBRA ÉDITA
.Vol.I. Fernando Pessoa. (Recolha e transcrição dos textos de Maria Aliete Galhoz e Teresa Sobral Cunha. Prefácio e Organização de Jacinto do Prado Coelho.) Lisboa: Ática, 1982.

2 comentários:

Margarida Alegria disse...

Beijinhos, AL!
Saudades, minha querida! :)

AL disse...

bjis, Maggie! :-)
<3