- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

29/10/11

education otherwise

.
do Daily Mail de 2/9/11, as fotos das notícias, inequívocas:
(clicar p/ ampliar)

a 1ª, onde se fala de medidas para acabar com "o caos instalado na sala de aula" e com a "obsessão pelos direitos dos alunos". O que diz o título: «FINALMENTE! O PROFESSOR VOLTA A MANDAR.» (na sala de aula, entenda-se)

Durante décadas andámos nós a importar-lhes (a eles, aos USA..) métodos, pedagogias que por lá se vinham de há muito revelando ineficazes, catastróficas. Medidas que desautorizavam os professores, legislação desinvestindo na educação, na escola pública (does it all 'ring a bell'?).. Tão insustentável se tornou por lá a profissão, que me lembro de há uns 3, 4 anos, ter lido anúncios em jornais portugueses pedindo professores para o Reino Unido .. As coisas por aqui repercutem-se uns dez anos depois, lá chegaremos ..
.
da 2ª foto, a tradução da frase em destaque, proferida por Michael Gove, secretário de estado para a educação: «o direito de cada criança a ser ensinada devidamente está a ser minado por uma minoria que precisa de aprender uma lição sobre quem é que manda»
Entretanto aconteceram os terríveis distúrbios deste verão, os actos tresloucados de grupos de jovens que, pesem embora as razões na génese da sua delinquência - e são muitas e variadas,  extravasaram para as ruas de Londres, de outras cidades de Inglaterra, a violência gratuita, a fúria destrutiva, incendiária, assassina. Foi preciso acontecer o inferno para que os políticos, a sociedade, acordassem: é mais que tempo de acabar com a instalada cultura de desresponsabilização - em casa, na escola, na vida.

Lamentável é que tenha de chegar-se a um extremo tão incontornável, que só outro extremo lhe sirva como resposta .. e, repito, lá chegaremos também nós, inevitavelmente..
.
a 3.ª, onde se refere uma medida extrema: escolas inteiramente regidas por antigos militares. Trata-se de uma "free school" (escola privada, com currículo diferenciado, subsidiada pelo estado) - ver artigo relacionado aqui

Sem comentários: